terça-feira, 19 de abril de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ:
Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana?
Estamos no final da Quaresma. Começando a Semana Santa, para celebrar a Páscoa e a Vida. A Ressurreição é um tema recorrente em várias religiões e credos. Não importa qual religião você segue. O que importa, é como segue a sua crença. Como você se prepara e se transforma, para receber aquilo que acredita. Você é daqueles que apenas lê ou ouve a Palavra, e vai para casa comer o chocolate, ou realmente a coloca em prática? Concorda com todos os dogmas, mas não os pratica? Quem você é?
É interessante como as Grandes Verdades da Vida são simples....Muito simples. O Budismo tem três regrinhas de ouro, que são maravilhosas: para viver feliz e corretamente, você deve:
1.Falar o bem
2.Pensar o bem
3.Fazer o bem
Simples, né? E você segue alguma dessas regras? A vida não seria tão mais fácil e verdadeira, se TODOS OS DIAS colocássemos em prática essas regras? Porque temos que “orar e vigiar” em todos os instantes de nossas vidas, em todos os assuntos, não somente nos espirituais.
Falar o Bem: quantas pessoas você elogia por dia? Você passa adiante uma fofoca? Você emite um julgamento sobre alguém?
Pensar o Bem: quantos bons pensamentos passam por sua cabeça durante um dia? Você tem inveja, raiva de alguém? Já desejou o mal de alguém?
Fazer o Bem: como você ajuda você mesmo e o próximo durante um dia?
Veja bem: durante um dia, um único dia, o que você faz?
Mas o que tem a ver esses ensinamentos budistas com a Semana Santa católica? Tudo!
O que é a Semana Santa? É uma preparação. É uma purificação: da dor, nasce a vitória. Da morte, a vida. E como nos preparamos? Como nos purificamos? Agindo corretamente (fazer o bem), meditando e orando (pensando o bem), tendo bom senso e compaixão ao tratar o nosso próximo (falar o bem). Quantos de nós nos preparamos para a Semana Santa?
E, ainda, você se lembra do Ato Penitencial: “pequei muitas vez por pensamentos e palavras, atos e omissões”. Pecar por pensamentos, palavras e atos, não é o mesmo que deixar de pensar o bem, deixar de falar o bem, deixar de fazer o bem? Sim, é a mesma coisa...Mas você deve estar me perguntando: e pecar por omissões? Ah meus amigos! Para mim, esse é um dos maiores pecados. Aquele que se omite, que finge que não viu algo, que se calou por medo, é tão pecador quanto o próprio pecador. Sim, ter uma vida correta não é fácil....Mas DEVEMOS tentar. E para provar que o pecado da omissão é tão grande quanto qualquer outro, aqui vai uma linda lenda:
“Diz uma lenda que um grande incêndio ocorria numa grande floresta. O fogo consumia as árvores, as flores, as gramas. Tudo sucumbia às chamas. Os animais se refugiaram no alto de uma pequena montanha, próximo à um riacho. De lá, podiam ver o fogo destruindo a floresta. O tigre, o urso, o elefante, o cervo, a cegonha, o sapo, o grilo, a minhoca, todos os animais. Do maior ao menor. Todos parados observando. Estáticos. Sem se mexer.
Então os bichos viram um pequeno beija-flor molhar as asinhas no riacho, e voar correndo até as chamas próximas, e batia as suas minúsculas asas, para espirrar gotículas de água, tentando, em vão, apagar o incêndio. Ia e voltava ao riacho molhar suas asas e depois, espirrar as gotinhas que estavam nelas, nas chamas.
Os animais riam dele. O grande e perigoso tigre, sarcasticamente disse: “Beija-flor, você acha que conseguirá apagar o incêndio? Você é muito ingênuo.” Ao que o beija-flor respondeu: “Não. Eu não acho que sozinho conseguirei apagar o fogo. Mas eu estou fazendo a minha parte. E você, já fez a sua parte?” Com essa resposta, todos os animais ficaram envergonhados e passaram a refletir sobre a situação. Rapidamente, todos foram fazer a sua parte, ajudando a apagar o fogo. Logo, o incêndio estava controlado.”
Nessa Semana Santa eu convido você a refletir sobre a pergunta: “você já fez a sua parte hoje? Deixou de pecar por palavras, pensamentos, atos e omissões?”
Convido você a escolher um dia dessa semana, somente um dia e, nesse dia:
1.Falar o bem
2.Pensar o bem
3.Fazer o bem
4.Não se omitir
E com isso, desejo a todos vocês e seus familiares, uma linda e santa Páscoa!
Inté!

2 comentários:

  1. Joe Irmã, que texto lindo!
    Você conseguiu mais uma vez, falar de algo tão profundo como reforma intima de maneira tão simples e bela!
    Parabéns pelas palavras e sorte nossa de tê-la como amiga!
    Bjs,
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Jô irmã, como já lhe disse outro dia: EU ADORO SUAS SUGESTÕES DE REFLEXÂO!!
    Adoro tanto que é por isso que mereceu e merece ter essa coluna exclusiva aqui no blog!
    Bjus e ótima semana!!!

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...