quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dicas para Blogueiros de 1ª Viagem!

Oi gente, tudo bem??
Hoje vou postar algumas dicas para aqueles que estão pretendendo criar um blog aqui pelo Blogger e estão se sentindo meio perdidos, sem saber como adicionar algumas coisas.
Acreditem, também já passei por isso e ainda passo, já que não sou qualquer expert no assunto, mas, de qualquer forma, resolvi compartilhar o pouco que sei com vocês!

1 - Banner com o Título do Blog:

Gente, vocês não sabem o quanto penei até conseguir descobrir como personalizá-lo! Revirei a internet por dias atrás de algum tutorial que explicasse certinho. Encontrei a informação que queria unindo as dicas de vários blogs e mesmo assim, teve coisa que descobri sozinha.
Pra começar, você pode criar seu banner através do programa Paint instalado em seu computador (iniciar - todos os programas - acessórios - Paint). No menu Imagem você clicará em Atributos. Na largura você colocará 900 (SEMPRE!!, se colocar mais que isso, o banner será cortado ao ser adicionado ao blog), e na altura 150 (aqui você pode variar o quanto quiser, mas, na minha opnião, acho que fica legal com no máximo 200). 
Feito isso, você poderá colocar a cor que quiser, inserir a imagem que desejar...soltar a imaginação.
Recomendo salvar o arquivo sempre em JPEG, assim você poderá abrí-lo no programa Photoshop e terá menos chances do arquivo ser rejeitado pelo blog.
Feito o fundo de seu banner, indico que use o Photoshop para escrever nele, pois há mais opções de formatação que o Paint.
Em seguida é só você acessar a conta de seu blog, clicar em Design, onde fica seu título você clica em Editar, então clica em Selecionar Arquivo de Seu Computador. No quesito Posicionamento, você clica em Em vez de Título e Descrição, SALVAR e pronto! Seu banner personalizado foi adicionado com sucesso ao seu blog!!!!
Pra quem quiser, fiz vários banners e disponibilizei em meu álbum do picasa: lá poderão baixá-los ou simplesmente usá-los de exemplos.

2 - Banners Link-me:

Pra quem não sabe, os banners link-me são aqueles que você disponibiliza em seu blog para que outros blogueiros os copie e os adicionem nos blogs pra fazer propaganda do seu.
O tamanho tradicional deles é 120 x 60. O 120 (largura) é legal manter constante, já a altura pode variar.
Também pode ser feito nos programas acima citados e sua arte final pode ser feita num programa online chamado FotoFlexer. Neste programa você consegue colocar molduras/bordas em seu banner, escrever com glitter e tantas outras coisas. É super fácil de usar.
Já o gerador do código HTML para seu banner (sim você precisa gerar esse código pra add em seu blog) você pode gerar por esse programinha online trazido pelo blog Mundo Blogger, também é super fácil e sem segredos.
Para disponibilizar seu banner Link-me em seu blog, você vai acessar Design - adicionar um Gadget - vai procurar a opção HTML/JavaScript e colar o código HTML gerado no Mundo Blogger. Pronto! Seu banner Link-me também foi adicionado com sucesso em seu blog!!!

3 - Plano de Fundo do blog:

Para alterar o plano de fundo de seu blog você deverá acessar Desing - designer do modelo (que se encontra logo acima da frase "Adicionar e organizar elementos da página"). Escolha a opção Plano de Fundo, vai aparecer a opção Imagem de plano de fundo e abaixo estará em evidência seu plano de fundo atual. Nesta "caixinha", clique na setinha que tem ao lado e abrirá uma janela com a expressão Selecionar imagem do plano de fundo, clique em Fazer upload da imagem.
ATENÇÃO: fique atento à observação trazida nesse aplicativo: Você pode fazer upload de um arquivo JPG, GIF ou PNG com até 300 KB. Para cobrir todo o plano de fundo, use imagens com 1800 x 1600 pixels ou maiores.
Isto feito, é só você clicar em CONCLUÍDO e pronto! Plano de fundo personalizado add ao seu blog!
4 - Adicionando Gifs Animados ou não:

Esse é super fácil. Você entra em Design - adicionar um Gadget - Imagem - escolha o arquivo de seu computador (caso a imagem esteja salva nele) ou cole o endereço eletrônico de onde a imagem está hospedada e SALVAR! Pronto!!! Olh que difícil ¬¬

5 - Adicionando Slide com imagens escolhidas por você:

Esse também não é nenhum bicho de sete cabeças, mas também ralei até descobrir como fazer (rsrs).
Inicialmente você precisa possuir uma conta no Picasa, então crie um álbum com as imagens que quer que apareçam no slide, o tipo do álbum deve ser público e ... pronto!
Como assim: pronto?
Bem, meio caminho do processo já foi percorrido, agora é só adicionar ao blog.
Entre em Design - adicionar um Gadget - Apresentação de Slides - no quesito Opção clique em Álbum. Em Nome do Usuário coloque o email da sua conta no picasa e dê ENTER, na opção Álbum ficará disponível todos seus álbuns públicos do picasa, escolha um e PRONTO! Daí é só SALVAR!

6 - Adicionando o aplicativo Poderá Também Gostar de:

Há tempos eu estava atrás de saber como colocar esse aplicativo aqui no blog, e essa semana, mais precisamente ontem, eu descobri! \o/
Acredito que você já deve ter se deparado com este aplicativo em alguns blogs, ele sempre está ao final da postagem.
Bom, para adicioná-lo você precisa acessar o site do LinkWithin e seguir o passo-a-passo trazido nele. O site é em inglês mas é super tranquilo de compreender.
Seguindo tudo certinho, seu aplicativo será adicionado com sucesso em seu blog!

Bom, estas foram algumas dúvidas que tive quando estava montando meu blog e espero de coração que estas dicas possam ajudá-los de alguma forma.
Se tiver alguma dúvida que não foi apresentada nesta postagem, nos envie um email ou faça sua pergunta através dos comentários, se eu souber responder, farei com prazer! 

;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...