quarta-feira, 13 de abril de 2011

A Origem do Dia do Beijo


3 de abril é o Dia do Beijo. Procurar informações sobre a origem da data de hoje é achar agulha no palheiro. Muitas teorias existem sobre a origem do beijo, entretanto nenhuma delas é confirmada como sendo verdadeira. Reza a lenda que uma delas se dá na Itália, onde existia um tal de Enrique Porchelo. O "Dom Juan"  beijava todas as mulheres da vila, inclusive as casadas. No dia 13 de abril de 1882, o padre local, injuriado, ofereceu pagar um prêmio em moedas de ouro às mulheres que não haviam ainda sido beijadas pelo homem. Nenhuma mulher apareceu para receber o prêmio. O padre morreu e o dinheiro continua por lá, em algum lugar.

A palavra beijo vem do latim, basium, e o ato de beijar possui relatos de sua existência desde 2.500 anos a.C., em desenhos nas paredes de templos na Índia. Na Antiguidade, gregos e romanos utilizavam muito o beijo como significado de reconhecimento entre as classes sociais. Você sabia que existem 484 formas de beijar? É o que afirma Pedro Paulo Carneiro, autor do "Dossiê do Beijo", editado pela Catedral das Letras. Para beijar, o ser humano movimenta 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua). Um beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes. Ah! Os beijoqueiros sofrem menos de doenças do aparelho circulatório, do estômago e da vesícula. Diminuem também os casos de insônia e de dores de cabeça. Entendes, agora, o motivo de alguns de seus problemas?

Dia 13 de abril também é o Dia do Hino Nacional Brasileiro, o dia do Office-boy e o dia do Jovem. O site Best Kiss reúne imagens (algumas enviadas pelos leitores) de cenas de beijos.

Texto publicado originalmente no blog: http://blogs.abril.com.br/divadomasini

Fonte: BrasilWiki

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...