terça-feira, 26 de abril de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ
Oi gente! Tudo bem? Como foram de feriado? Muito chocolate? Muita comilança? Descansaram muito? Aproveitaram?
E pensaram na minha dica: escolher um dos quatro itens e colocar em prática na Semana Santa?
1.Fazer o Bem
2.Falar o Bem
3.Pensar o Bem
4.Não se omitir
Você colocou um desses preceitos em prática um dia da semana? Colocou? Como foi? Não colocou? Por quê? Venha até aqui e deixe esse comentário, ok?
Agora que passou o feriado, eu fiquei pensando numa situação que com certeza, todos nós já nos deparamos uma vez na vida, ou até, todas as vezes que vamos ao supermercado....
Alguma vez na vida você chegou no estacionamento de um supermercado, e viu que atrás de seu carro, tinha um carrinho de supermercado parado? O que você fez: levou o carrinho para o lugar dele, ou empurrou o carrinho para longe do seu carro, fazendo com que ele ficasse atrás de outro carro? E quando você chega com seu carrinho cheio de compras e guarda as coisas no porta-malas: e daí? O que você faz? Leva o carrinho para o lugar correto, ou o empurra sutilmente para a vaga do carro ao lado?
Parece bobagem, mas não é. Uma simples atitude fala muito sobre nossa personalidade. “Quem foi o @#$@#$%% que deixou esse carrinho atrás do meu carro?” Mas na minha vez, eu simplesmente largo ele lá. Afinal, o estacionamento é grande, eu tenho criança pequena estou atrasado para o serviço, está chovendo...e lá se vão mais uma gama de desculpas.
Qual a atitude correta? Levar o carrinho ao local destinado à sua armazenagem. Quantas pessoas fazem isso? Dá para contar nos dedos, não é mesmo? PORQUE tudo mundo nesse país tem direitos, mas NINGUÉM tem deveres. Estranho isso, né? E vocês acham que eu estou fazendo tempestade em copo d’água? Sei...E o que me dizem do letreiro dos banheiros públicos: “senhor (a) usuário (a), outros (as) depois de você usarão esse banheiro. Colabore com sua limpeza. Não jogue papel no vaso. Use o cesto. Não jogue absorventes ou embalagens no vaso. Utilize o cesto. Não jogue lixo no chão. Utilize o cesto. Por favor, dê a descarga.” E como explicar isso? Todo mundo quer utilizar um banheiro limpinho e cheirosinho, mas não faz nada para colaborar, não é mesmo?
Infelizmente esse assunto não é exclusividade brasileira. Na Europa, qualquer pessoa tem sempre uma moedinha de 1 euro à mão. Se você vai ao supermercado ou ao aeroporto e precisa de um carrinho, você deve colocar a moeda na máquina e o carrinho é liberado. Quando você termina sua compra, e devolve o carrinho, sua moeda é liberada. O mesmo acontece para guarda-volumes em supermercado, bibliotecas e afins. Lá, eles aprenderam que educação, além de ser algo que se aprende em casa, é mais eficaz quando se coloca a mão no bolso. Adoraria que isso acontecesse no Brasil. O povo ia aprender na marra a ser mais educado. Já mandei uma carta para uma grande rede de supermercados, sugerindo isso. Claro que nunca me responderam...Mas eu imagino o que aconteceria por aqui: reportagens, passeatas contra a discriminação dos menos favorecidos (porque não são todos que possuem carro, ou que teriam uma moeda de R$ 1,00, e não adiantaria falar, explicar que a dita moeda iria retornar), ativistas dos Direitos Humanos, etc....Tudo muito bonito, lindo! Tudo em favor dos Direitos Humanos. Mas e os DEVERES do Ser Humano? Ah! Isso não existe. Sei....
Se Deus não existe e a alma é mortal, tudo é permitido”, já dizia Ivan Karamazov, no fabuloso romance Os irmãos Karamazov, de Fiódor Dostoiévski (excelente dica literária!). Se só existem Direitos e não Deveres, tudo é permitido também. Os meus direitos, a vaga do meu carro, o meu celular, o meu videogame, a minha vaga na fila, etc...E o outro? Onde está o outro? Ou você vive isolado numa ilha com seu notebook, seu IPad, seu smartphone, sua TV 52”LCD, full HD?
E eu fico aqui pensando, se Napoleão Bonaparte e os revolucionários que ajudaram a redigir a Declaração dos Direitos Humanos fossem vivos, o que diriam da bagunça que virou o mundo?
Vou ficando por aqui...Por favor, pensem nisso. Reflitam, ok?
E só para que você saiba, ultimamente eu estou muito mais para Pena de Talião (“olho por olho, dente por dente”), do que para os ideais da Revolução Francesa de, Igualdade, Fraternidade e Liberdade, ideais tão bonitos que conseguiram transformar em algo puramente egoísta.
Inté!

2 comentários:

  1. OI Jô irmã! Mais uma vez arrasou na sua sugestão de reflexão!
    O povo sempre acha que tem direito a isso ou a aquilo, mas nunca acham ou se lembram que tbm têm deveres para com o próximo e com a sociedade. É tão fácil receber do que dar, não é verdade??
    Acho que seria super válido a iniciativa de se combrar pelos carrinhos em mercados, como acontece na Europa, mas como vc disse, isso daria o maior "bafafá" aqui no Brasil, reclamações iriam pipocar à torto e à direita.
    Brasileiro é um povo preguiçoso e inconscequente, e completamente averso à evolução enquanto ser humano...aff...
    Somente uma boa educação de base para fazer esse quadro mudar.
    Bjus e até a próxima coluna!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Joe!
    Muito bom seu texto e super adequado aos dias que vivemos...
    Para mim, infelizmente a grande parte da população brasileira ainda age como "estrangeira" no seu próprio país.
    Ou seja, não desenvolvem o amor a pátria, não valorizam sua cultura nem seus semelhantes.
    Por conta disso, a "lei de Gerson", onde levar vantagem é o objetivo, impera!
    É fundamental para que possamos evoluir, que os brasileiros se vejam como cidadãos responsáveis com direitos sim, mais também com deveres!
    Parabéns as duas e uma otima semana!
    Beijão!

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...