segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia Nacional do Escritor


O dia 25 de julho é um dia dedicado a homenagear o escritor brasileiro, aquele que elabora artigos científicos, pautados em verdades comprovadas, ou textos literários, divididos em vários gêneros.

O surgimento da data se deu a partir da década de 60, através de João Peregrino Júnior e Jorge Amado, quando realizaram o I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, a que os dois eram presidente e vice-presidente, respectivamente. 


Um escritor é todo aquele que dedica parte do seu tempo às letras, seja profissionalmente ou não.
Escrever é uma liberação da mente, pois, escrevendo, damos asas aos nossos pensamentos e à nossa criatividade, sem encontrarmos limites no tempo nem no espaço. Um escritor não precisa ter a missão de salvar o mundo, mas deve carregar a responsabilidade de ser honesto consigo mesmo e com os outros, pois um dia seus escritos podem ser lidos por alguém, formando opiniões.
Quando lemos, nossa imaginação nos leva ao mundo da fantasia e dos sonhos, onde podemos ser o que quisermos. Experimente!


Escreve escritor,
você que acorda todas as manhãs inspirado e mesmo quando nem tão inspirado esteja, sua sorte e sua alma o levam à escrita, não tem jeito. É fenômeno sobrenatural, é dom, talento, chamaremos de todas as formas, mas não há como negar que você é quem nos traz as alegrias de suas crônicas, suas notícias e nos faz chorar e sonhar enlevados em sua poesia… Você quando escreve presta serviço à humanidade, você guardou segredos e perpetuou a história. Caminhou sem pressa pelos séculos, codificou movimentos, pensou em prosa e verso, catalogou documentos;

Escreve escritor
você que não nos deixa sozinhos, e que em sua companhia tantas vezes ficamos agradecidos e consolados com a cabeça no travesseiro pensando em suas palavras inspiradas e inspiradoras, o amigo de todas as horas, o poeta sem destino, o fazedor de sonhos, obreiro da vida, cargueiro de emoções… Conta-nos de onde vem essa força que escreve nas linhas da eternidade, que desvenda ilusões e reinventa tantas vidas dentro de tantas vidas. Um sopro dos anjos, um mimo do Criador, uma eterna ventura na alma de quem lê;

Escreve escritor
e faze-o para todo o sempre, estaremos sempre aqui a lhe ouvir… Somos mais que leitores, ouvintes sim do som de sua alma a cantar-nos suas desventuras, amarguras e alegrias… Não o esquecemos jamais e como poderíamos se nada somos sem a sua companhia… Se é na nossa solidão que você vem chegando e acaricia nosso espírito em dor, jamais tem pressa de se ir e salva-nos de momentos de fraqueza e nostalgias…

Escreve escritor,
escreve que estamos aqui, ávidos para lê-lo, ajoelhados diante de você que é humilde e nem sabe da grandeza de um plano que o envolveu… que seria de nós se você não existisse… como saberíamos a vida se você não nos contasse, não, nada seríamos além de furtivos sopros de ignorância e acabrunhamento. Não falaríamos seus versos, não repetiríamos as trovas e os poemas de seu coração. Não seríamos nada além de folhas secas a mercê do vento.

Escreve escritor,
não pare jamais, não desista de nós, às vezes tão negligentes, mas somos seus leitores eternos e carentes, seus fãs, seus amigos também de todas as horas, de todos os momentos. Escreva para nós, pois de nada adiantaria essa vida que vivemos se não fosse ao seu lado, ao lado de sua alma erudita e tão amiga. Você é eterno, o que o aproxima do mais alto dos firmamentos, e de lá você continua escrevendo e olhando-nos aqui a deleitar-nos com essa magia que por caridade tivemos acesso, por isso lhe peço e pedirei eternamente: escreve escritor!

Dedicamos essa mensagem aos grandes escritores da história humana mas, antes de mais nada, aos amigos escritores de blogs que o fazem com propriedade, amor e dedicação. Aos escribas eletrônicos paz, saúde e amor!


Fonte: Brasil Escola, Smart KidsLendo.Org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...