terça-feira, 9 de agosto de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ
Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Entregaram um floquinho de algodão para alguém? Recebeu algum algodão? Como foi? Conte aqui para a gente.
Bom, há um tempinho atrás, escrevi dois textos aqui sobre Ansiedade, Transtornos de Ansiedade, Síndrome do Pânico. Sempre as pessoas conversam comigo, por eu ter sido portadora de SP, e ter me curado sem auxílio de remédios alopáticos. A cura foi conseguida através de terapia, yoga, muita luta e força de vontade, ajuda do meu marido e, principalmente, mudança de hábitos da minha vida. Essas mudanças de hábitos, atitudes e até pensamentos, eu consegui graças à ajuda online, virtual, de um grupo que eu nem conheço, o APOIAR (www.apoiar.org.br) , na pessoa de sua fundadora e presidente, Silvana Prado. Se algum de vocês, se um de seus familiares ou amigos, estiver com algum problema ligado à depressão, ansiedade, entre no site. Converse com o pessoal de lá. Eles vão te ajudar.
Portanto, pretendo, sempre que possível, trazer algum material do site de lá, e descrever aqui minhas experiências e como isso me ajudou. Preparados? Vamos lá:
ANSIEDADE E SEUS FATORES
“Ansiedade e medo são emoções tão corriqueiras que o dicionário está repleto de sinônimos para elas. A principal diferença entre medo e ansiedade é que o primeiro ocorre como uma resposta a um perigo real, enquanto a segunda ocorre sem que qualquer tipo de perigo objetivo esteja presente. A ansiedade é um estado emocional parecido com o medo, porém dirigido para o futuro, desproporcional a uma ameaça reconhecível e que traz intenso desconforto físico.
A ansiedade pode manifestar-se de várias maneiras: em forma de ataques de pânico; de fobias, como medos específicos de altura, avião, situações sociais, etc.; como conseqüência de uma experiência traumática, como assaltos, acidentes, etc. e de maneira generalizada, quando os sintomas persistem constantes ao longo do tempo.
Em todos esses casos é possível lidar com a ansiedade utilizando técnicas psicológicas e/ou tratamentos farmacológicos adequados. Além desses recursos, alguns procedimentos simples têm-se mostrado eficazes e serão descritos a seguir:
APRENDA A RELAXAR. As técnicas de relaxamento são úteis em relação a todos os sintomas ansiosos. Uma maneira prática de fazer isso é: feche os olhos e percorra toda a musculatura do corpo, contraindo-a e relaxando-a em seguida. Comece pelo pé e vá passando gradativamente para as outras partes até chegar à cabeça. Isso pode ser feito na posição sentada ou deitada. Fique atento à sua respiração.
Respire Corretamente. RESPIRAR É ALGO TÃO AUTOMÁTICO NA NOSSA EXISTÊNCIA QUE POUCOS IMAGINAM O QUANTO ESTE ATO ESTÁ RELACIONADO À ANSIEDADE. A respiração ansiosa é curta, concentra-se no peito. Por isso, mesmo no decorrer de uma crise de ansiedade, é necessário que se procure uma respiração completa e profunda.
Para isso, inspire o ar até que a barriga fique cheia como um balão. Depois, expire lentamente até sentir-se totalmente "vazio".
Repita o procedimento quantas vezes for necessário.
PRATIQUE ESPORTES OU SIMPLESMENTE CAMINHE – ESTES SÃO RECURSOS ÚTEIS NA DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE E DO ESTRESSE. Tente praticar algum esporte pela manhã. Faça isso sempre que possível, mas não exagere. O exercício compulsivo pode ter efeito inverso.
EVITE CAFÉ, CIGARRO, BEBIDAS DO TIPO COLA E OUTROS ESTIMULANTES. Essas substâncias aumentam a ansiedade e desencadeiam ataques de pânico. Entretanto, o momento em que se inicia um tratamento para ansiedade não é o melhor momento para parar de fumar. A parada brusca do cigarro leva aos sintomas de abstinência que piorarão sua ansiedade.
USE TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO QUE LHE SERÃO EXTREMAMENTE ÚTEIS NO CONTROLE DA ANSIEDADE. A meditação, seja ela Zen-Budista, Yoga ou religiosa, orienta a experiência do momento presente, trabalha a respiração e facilita o contato consigo mesmo.
OBSERVE SEUS PENSAMENTOS E, SE LHE PARECEREM EXCESSIVAMENTE CATASTRÓFICOS, ANOTE-OS E PROCURE UMA INTERPRETAÇÃO MAIS REALISTA DA SITUAÇÃO.
PROCURE AJUDA SE SUA ANSIEDADE TIVER COMEÇADO APÓS A VIVÊNCIA DE UMA SITUAÇÃO TRAUMÁTICA COMO ASSALTO, SEQÜESTRO, ESTUPRO, ETC.. Neste caso, evitar as situações relacionadas à experiência traumática também só piorará sua ansiedade e limitará sua vida.
ENFRENTE OS PROBLEMAS SE A ANSIEDADE É FÓBICA, OU SEJA, PROVOCA MEDO DE UM OBJETO OU SITUAÇÃO QUE O OBRIGA A EVITÁ-LA E ACABA POR LIMITAR SUA VIDA. Evitar uma situação temida só colabora para que a ansiedade em relação a ela seja cada vez maior. Se, aos poucos, enfrentamos estes fantasmas e nos reconhecemos capazes de lidar com eles (respirando fundo, por exemplo), o medo diminui e nos sentimos mais seguros.
O que tecnicamente é conhecido como "terapia de exposição" consiste no planejamento dessa aproximação à situação temida e à ansiedade associada a ela.
NÃO SE APAVORE SE A ANSIEDADE É INTENSA E DESENCADEIA ATAQUES DE PÂNICO. O ataque de pânico é uma reação fisiológica que, por mais terrível que seja, vai embora num tempo determinado.
Se você enfrentar o ataque de pânico, esperando que ele acabe, verá que seu tempo de duração não é tão longo quanto você imaginava.
Respirar e relaxar são recursos que ajudam a suportar esses minutos tão difíceis. Não acredite que evitando as situações em que você imagina que terá um ataque de pânico vai ajudá-lo a livrar-se dele. O melhor a fazer é dar-lhe a devida proporção: é "apenas" uma descarga de adrenalina que não mata, nem deixa seqüelas e dura poucos minutos.
ENFRENTE O AUMENTO DA ANSIEDADE EM SITUAÇÕES SOCIAIS, POIS É A MELHOR MANEIRA DE LIDAR COM ELA. Não deixe de estar com pessoas por medo de uma crise de ansiedade. Nessas situações, é possível utilizar outros recursos apropriados.
Procure prestar atenção às pessoas à sua volta. Tire o foco de si mesmo e pare de criticar-se. As demais pessoas podem ser interessantes e certamente também são vulneráveis às críticas.
Se perceber que está ruborizado, suando ou tremendo, lembre-se de que esses sinais são mais perceptíveis por você do que pelos demais. Além disso, ficar ansioso não é sinal de fraqueza e não precisa se envergonhar disso. Assim como os ataques de pânico, em poucos minutos essas sensações mais intensas cedem e desaparecem.
Aprenda a colocar sua opinião sempre que tiver algo a dizer. Participe. Falar em público e expor suas idéias é uma questão de treino.
QUANDO A ANSIEDADE FOR DEMASIADAMENTE INTENSA E AS ORIENTAÇÕES FOREM INSUFICIENTES PARA AJUDÁ-LO, É INDICADO O TRATAMENTO FARMACOLÓGICO E/OU PSICOTERÁPICO. Muitas vezes, é necessário iniciar o tratamento de sua ansiedade com medicações que diminuam as crises mais intensas e lhe permitam maior estabilidade para a realização de uma psicoterapia apropriada ou para a utilização das orientações apresentadas aqui.”
Bom, vou parando por aqui. Espero ter ajudado vocês. Não adie mais a procura por ajuda. Tenha fé, coragem e determinação. Tantas pessoas conseguiram...Você também vai conseguir.
Sinta-se à vontade para compartilhar conosco o seu momento.
Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...