|  | 
| Lago Negro | 
A cidade de Gramado é o principal destino  turístico do Rio Grande do Sul. Situada no nordeste do estado, a apenas duas  horas de carro de Porto Alegre, ela foi beneficiada por uma série de fatores  naturais. Em primeiro lugar a natureza, que alterna pinheiros com oceanos de  hortências azuis e vermelhas, lembrando, talvez, algum recanto da floresta  negra, na Alemanha. Depois, o clima, um friozinho agradável e acolhedor, que  permite a gente se vestir com aquele casaco gostoso e caminhar sem sentir os  incômodos do calor excessivo. 
Some-se  a isso uma atenta administração que impede a cidade de  crescer demais, e só concede licença para novas construções que obedeçam ao  estilo arquitetônico já tradicional da cidade (aqueles prédios com telhados  pontudos), e com número limitado de andares. E além de tudo, ainda tem a  impressionante limpeza da cidade, as pessoas bonitas, as fábricas de chocolates,  os fondues, galeterias, cafés coloniais... Resumindo em apenas uma palavra:  Gramado é um paraíso!  
 As boas vindas de Gramado são dadas por um de seus dois  pórticos de entrada, bem ao estilo das construções típicas da cidade. Na  qualidade de anfitriã principal da Serra Gaúcha, Gramado costuma ser o ponto de  partida para diversas excursões pela região, que geralmente incluem as cidades  de Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa e Caxias  do Sul, para citar as mais populosas. Para poder curtir todas as belezas que a  região oferece, o ideal é ficar no mínimo uma semana.
As boas vindas de Gramado são dadas por um de seus dois  pórticos de entrada, bem ao estilo das construções típicas da cidade. Na  qualidade de anfitriã principal da Serra Gaúcha, Gramado costuma ser o ponto de  partida para diversas excursões pela região, que geralmente incluem as cidades  de Canela, Bento Gonçalves, Garibaldi, Nova Petrópolis, Carlos Barbosa e Caxias  do Sul, para citar as mais populosas. Para poder curtir todas as belezas que a  região oferece, o ideal é ficar no mínimo uma semana.O município de Gramado foi fundado em janeiro  de 1913. Conta-se que o nome do lugar surgiu devido à existência de grandes  regiões gramadas na área, que serviam como descanso na jornada dos tropeiros. A   melhor definição desta região talvez seja dizer que ela é um jardim florido  misturado com um shopping a céu aberto. Pode-se passar o dia passeando pelos  seus parques, sentir a brisa no rosto, jogar uma pedra no lago, ouvir o  silêncio, respirar ar puro e redescobrir aquela paz e tranqüilidade há muito  perdidas nas cidades grandes. 
  Bons lugares para isso são o Parque Knorr ou o  Lago Negro (primeira foto), dois dos recantos mais bonitos da cidade. Ao mesmo  tempo, o centro da cidade oferece, ao longo da simpática Avenida Borges de  Medeiros uma imensa variedade de pequenas lojas, oferecendo uma infinidade de  produtos típicos a preços muito bons. E quando chega a noite começa o melhor da  festa. Esqueça a dieta, e aproveite tudo que a cidade tem para oferecer em seus  inúmeros restaurantes, prontos para atender desde o gourmet mais exigente até os  apreciadores daqueles bem servidos pratos típicos da Serra Gaúcha.
  
Ninguém nunca se atreveu a vir à Gramado e não  levar para casa quilos do chocolate mais delicioso do Brasil, e você não quer  ser o primeiro, ou a primeira, a fazer isto não é mesmo? Então anote: O  Chocolate caseiro, como é chamado por aqui, é uma tradição desta região. Em sua  fabricação são utilizadas técnicas especiais e métodos quase artesanais, que dão  ao produto um sabor difícil de igualar. Comece sua visita conhecendo estas  técnicas.  
Algumas das fábricas ao longo dos sete  quilômetros da Avenida das Hortências, que liga Gramado à Canela, tem tours para  visitantes, onde o processo de fabricação é explicado com detalhes. A visita  começa com a exibição de um audiovisual. Depois, vista aquela engraçada touca  branca que eles fornecem e adentre o mundo das delícias! Entre os melhores  fabricantes de chocolates artesanais estão a Prawer, Caracol, Lugano e Planalto.  Não apenas nas fábricas, mas também em todas suas lojas, encontradas com  facilidade pela cidade, você vai encontrar boas e saborosas lembranças para seus  amigos, e principalmente ótimas razões para compreender porque o chocolate era  considerado pela civilização Asteca como um alimento dos Deuses!
Ainda em Gramado, outro ponto muito visitado  na cidade é o Mini Mundo. Consiste num parque ao ar livre, ao molde  dos existentes na Europa, onde estão reproduzidas em escala reduzida diversas  construções famosas da Alemanha e do Brasil, como o castelo Neuschwenstein,  prefeitura de Frankfurt, Torre de Martinstor, Prefeitura de Urach, torre de TV  de Hamburgo, Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto, Usina do Gasômetro  de Porto Alegre e muito mais. Completam o roteiro lojinhas vendendo miniaturas e  um restaurante. O parque Mini mundo está localizado na Rua Horacio Cardoso 291,  Gramado.
Gramado é uma cidade que pode ser visitada em  qualquer época do ano, pois Gramado é sempre bonita e aconchegante. No entanto,  existem duas épocas do ano em que todo mundo parece querer vir aqui ao mesmo  tempo: Férias de julho e fins de dezembro. Se você pretende visitar a cidade  numa destas épocas, aconselhamos fazer reserva de hotel ou providenciar um  pacote turístico com antecedência.
| A decisão sobre qual época do ano é melhor  para visitar a cidade é uma questão de gosto pessoal. Quem vier aqui em dezembro  não vai pegar frio, e vai ter a oportunidade de ver uma das festas mais bonitas  da cidade, o Natal Luz, quando a cidade transforma-se praticamente num presépio  ao ar livre. Todas as ruas centrais são iluminadas, há desfiles de carros  alegóricos com motivos natalinos, apresentações de corais e de orquestras em  frente à catedral da cidade, e todos, residências e comércio, parecem entrar no  clima e contribuir para tornar a cidade mais bonita. O Natal Luz é uma festa que  a cada ano consegue superar a anterior em termos de iluminação e bom  gosto. | 
| Já quem prefere visitar a cidade nos meses de  julho ou agosto deve vir preparado para o frio, e talvez até para a neve. Esta é  a época em que se pode sentir melhor porque Gramado é um lugar especial, e não é  à toa que multidões de turistas vem para a Serra Gaúcha nas férias de inverno.  Quem gosta de aconchego, de uma lareira quente com um fondue acompanhado por um  bom vinho, não poderia escolher época ou lugar melhores.  | 
Se você quer mesmo um conselho, venha nas duas  épocas, pois em cada uma você vai encontrar um lugar diferente, igualmente  encantador, e com muitas atrações para oferecer, seja qual for o seu gosto.  Famílias a procura de um lugar tranqüilo, casais que querem encontrar um local  com programas bonitos e originais, apreciadores de bons pratos que não se  importam de esquecer a balança por uns dias, e principalmente muitos casais em  lua de mel. Todos eles elegeram Gramado e a Serra Gaúcha como seu destino número  um, e até hoje nenhum deles se arrependeu....
 Fonte: Viagens & Imagens
Gente, eu já fui pra Gramado (uma vez na vida!) e eu era pequena, mas lembro que o lugar é realmente lindo. Os parques, os chocolates e os cafés coloniais ainda povoam minha memória. Espero um dia poder voltar à essa cidade tão linda!
 





 
 

Parabéns Debs...
ResponderExcluirDeu até vontade de viajar... embora tenha viajado pelo texto e pelas fotos...
Beijokas,
Carla