quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Fazenda da Esperança

Gente, depois de passarmo por Aparecida, a romaria seguiu rumo à Fazenda da Esperança em Guaratinguetá/SP. Lá conhecemos pessoas muito abençoadas e que fazem um trabalho lindo recuperando jovens viciados em drogas ou bebidas. Os próprios recuperandos, ao nos contar suas experiências de vida, nos presenteia com grandes lições. O lugar é simplesmente incrível e o trabalho realizado lá é mais que louvável e abençoado e, justamente por isso, hoje vou lhes trazer algumas informações sobre esta fazenda.
Aí vai:
 

Logotipo: explicação

O sol


     Representa Deus que é fonte de luz e de vida para todas as criaturas. Os raios do sol significam a vontade de Deus para cada ser vivo, se caminhamos no seu raio ao mesmo tempo aproximamos do sol e dos outros raios, ou seja, se seguimos a vontade de Deus ao mesmo tempo nos aproximamos Dele e de nossos irmãos.
     O desenho foi inspirado no carisma da unidade do Movimento dos Focolares, uma das fontes espirituais da Fazenda da Esperança. As cores da bandeira brasileira apontam para o país de origem desse inovador método de recuperação de toxicodependentes. A fonte das palavras Fazenda da Esperança é criação de uma Fazenda do Sul do Brasil.

Referência bíblica
        “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos profetas: de salvar-nos dos nossos inimigos e da mão de quantos nos odeiam. Ele foi misericordioso com nossos pais: recordou-se de sua santa aliança, e do juramento que fez a nosso pai Abraão, de nos conceder que, sem medo e livres dos inimigos, nós o sirvamos, com santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz”. Cântico de Zacarias (Lc 1, 68-79).

O rio
 

           O traço não retilíneo da parte inferior do logo representa o rio Paraíba do Sul, que corta a cidade de Guaratinguetá, berço da primeira Fazenda da Esperança. O rio é o mesmo em que, no ano de 1717, se deu a pesca miraculosa da imagenzinha de Nossa Senhora Aparecida. Fato esse tão significativo para a Fazenda, que levou o papa Bento XVI a exclamar em seu discurso à Família da Esperança, em 12 de maio de 2007: “A proximidade do Santuário de Aparecida nos assegura que a Fazenda da Esperança nasceu sob as suas bênçãos e o seu olhar maternal”.
           Nenhuma das partes acima descritas pode ser alterada. Abaixo do traço representativo do rio Paraíba do Sul, é prevista a personalização de cada unidade da Fazenda, ou a indicação de eventos ou datas especiais, como se pode ver nos logos comemorativos anuais da Fazenda da Esperança.

O nome

            “Casa da Bondade” era o nome de todo esse trabalho nos seus primeiros anos. Mas, em dezembro de 1988, a repórter do programa Fantástico, Helena de Gramont, da rede Globo, ao fazer uma reportagem sobre a comunidade, declarou carinhosamente: “Hoje, estamos na Fazenda da Esperança”. Ato espontâneo de entusiasmo e admiração de alguém de fora dessa realidade que, por alguns instantes, pôde experimentar todo drama e a luta de jovens ansiosos por se verem livres das drogas e do álcool. Uma verdadeira inspiração, que levou seus fundadores a assumir esse sugestivo nome: Fazenda da Esperança.

Foto by Debs-Chan
Quem somos

        Somos uma associação de fiéis reconhecida pela Igreja católica, chamada Família da Esperança. Nosso trabalho se dá em diversos campos sociais, mas o principal é a recuperação de jovens dependentes químicos.
 
Tudo começou numa esquina 
 
         Nelson Giovaneli se aproximou de um grupo de jovens que consumiam e vendiam drogas perto de sua casa. Isso em 1983, na esquina da rua Tupinambás com a Guaicurus, no bairro do Pedregulho, na cidade de Guaratinguetá interior de São Paulo. Ele foi animado a dar esse passo por frei Hans Stapel seu pároco que o incentivava a viver concretamente a Palavra de Deus.
        Nelson conquistou a confiança daqueles dependentes químicos. Um deles Antonio Eleutério foi o primeiro a ser contagiado e pediu ajuda para se libertar das drogas, tudo isso porque Nelson buscava colocar em prática a frase “Fiz-me fraco com os fracos a fim de ganhar os fracos” (I Cor 9,22).

Foto by Debs-Chan
O franciscano alemão

          Frei Hans tornou-se pároco da igreja Nossa Senhora da Glória em 1979. Ele nasceu no fim da segunda guerra mundial, cresceu junto da reconstrução da Alemanha, orientado religiosamente na Igreja Católica por seus pais, conheceu o carisma da unidade de Chiara Lubich e da pobreza de são Francisco de Assis, os quais divulga em sua vida religiosa.
Foi liberado integralmente para a Fazenda da Esperança em 1992 quando seus superiores entenderam essa necessidade.

Espalhou-se pelo mundo

            A Fazenda inaugurada em Sergipe/AL em 1992 é a primeira fora de Guaratinguetá. A primeira comunidade fora do Brasil nasce na Alemanha, na terra de seu fundador frei Hans, 15 anos depois de seu início.
           A Fazenda da Esperança se espalhou do oriente para o ocidente ganhando proporções globais. Ficou ainda mais conhecida no mundo depois da visita do papa Bento XVI à comunidade das Pedrinhas na cidade onde nasceu esse trabalho no interior de São Paulo em 2007.


Visita do Papa

              No dia 05 de maio de 2007, o papa Bento XVI que estava no Brasil para abertura da V Conferência do Episcopado Latino Americano e Caribenho, carinhosamente visitou os jovens recuperantes e a Família da Esperança reunida na Fazenda das Pedrinhas na cidade de Guaratinguetá, onde nasceu o primeiro santo brasileiro São Frei Galvão.
             Como o pai acolheu o filho pródigo o Papa com seu gesto paterno, foi ao encontro dos jovens que outrora estavam no inferno das drogas, os abraçou e deixou uma missão para cada um realizar no dia-a-dia em nossa sociedade: “Vocês devem ser os Embaixadores da Esperança!”, pediu Bento XVI.


Família da Esperança

É preciso vocação para viver junto aos jovens em recuperação.
         A Família da Esperança nasceu no meio dos sofredores da terra, em especial os que sofrem da dependência química e alcoolismo, os portadores do vírus HIV, as crianças e adolescentes desamparados, e outros. Tem como “fonte inspiradora” Jesus que está presente em cada próximo, particularmente no mais necessitado, e, como vocação conviver com estes em primeiro lugar e ter para com eles um amor gratuito e dedicação especial.
        Seus membros vivem e trabalham nas Fazendas da Esperança. Podemos dizer que a Família da Esperança é a alma da Fazenda da Esperança.
         Ela tem como objetivo geral a santificação dos seus membros através da prática do amor recíproco, da vivência das Palavras do Evangelho, da Eucaristia e dos outros sacramentos, da adesão alegre a Jesus Abandonado e da imitação da Virgem Maria, a Mãe da Esperança. Busca concretizar, em serviços e obras, as respostas do evangelho aos problemas e sofrimentos da humanidade, contribuindo para que se realize o desejo de Jesus: “Que todos sejam um para que o mundo creia” (Jo 17,21).
          Os membros da Família da Esperança constituem uma só família de irmãos e irmãs, que recebem o chamado comum de colocar Deus em primeiro lugar na sua vida e de doar sua vida aos irmãos. A Família da Esperança abriga no seu seio a diversidade e a complementaridade de diversas formas de vida, pelo reino de Deus: os celibatários, os casados, os sacerdotes e aqueles que ainda estão incertos sobre sua forma de vida, para os quais a Família da Esperança oferece um caminho de discernimento e formação. 
         Todos os membros se identificam e se unem pelo compromisso de viver a virtude da Esperança, que faz contemplar, além das chagas da humanidade, a vitória do Ressuscitado.

Vocação

           Deixar pais, emprego e até seu país para uma vida de doação é uma vocação.
           Doar-se 24 horas por dia para ver os jovens livres da droga é uma vocação.
          Na Fazenda da Esperança os vocacionados se dispõem em diversas vocações: religiosos e religiosas, casados, solteiros, padres, consagrados celibatários, todos têm um espaço dentro dessa comunidade.
        Todos são tão importantes para os jovens, as freiras enclausuradas que rezam pelos recuperantes, os solteiros que convivem no dia a dia, os casados que são exemplos de pais e de família, os padres que são orientadores espirituais e outros diversos que contribuem concretamente na recuperação.
           Eles pertencem a Família da Esperança, a associação de fiéis, reconhecida pela Igreja e responsável pelo trabalho da Fazenda da Esperança.

Algumas fotos: 

Hospedagem - foto by Debs-Chan
Hospedagem - foto by Debs-Chan
Capela - foto by Debs-Chan
Foto by Debs-Chan
Outras informações

Pelo site oficial da fazenda (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...