terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Querem compartilhar algo conosco? Deixem aqui seus recadinhos, seus comentários.

Hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre uma palavrinha muito importante, que faz muita falta em nossa vida. Uma palavra que quando colocada em prática, reduz conflitos, brigas, mágoas e estresse. Sabem qual é a palavrinha? ADAPTAÇÃO!

Para colocar em prática a ação, a atitude, sugerida pela palavra ADAPTAÇÃO, temos que aceitar determinadas situações da vida, como elas são e não como nós gostaríamos que elas fossem... É aceitar uma determinada realidade sem julgamentos, críticas ou acusações. Às vezes essa realidade é dolorida, espinhosa, mas nesse momento, a única coisa que podemos fazer é aceitar.

Muitas vezes somos obrigados a aceitar as coisas, pessoas, situações inimagináveis...Podemos ficar nos lamuriando ou nos adaptarmos à situação. A escolha sempre é nossa. Única e exclusivamente nossa.

Para ilustrar esse sentimento apresento à vocês uma história sobre a importância da adaptação.

“Em uma floresta viviam muitos porcos-espinhos, que se mantinham afastados por causa de seus espinhos. Certa vez, durante um inverno muito rigoroso, os porquinhos começaram a adoecer de tanto frio. Aos poucos foram percebendo que ao se aproximarem uns dos outros podiam manter-se aquecidos, porém, quanto mais se aproximavam, mais os espinhos os incomodavam. Viram-se então, diante de um dilema: ou se mantinham afastados por causa dos espinhos e passariam frio, ou se mantinham próximos e, nesse caso, teriam que se adaptar aos espinhos o outro para serem aquecidos.

Depois de analisarem a situação, escolheram a segunda opção e logo perceberam que o calor transmitido pelo outro superava em muito o incômodo dos espinhos. E assim, aqueles porquinhos descobriram as vantagens da boa convivência e aprenderam a se adaptar aos espinhos dos outros.”[1]

E você? O que você faz na sua vida, no seu dia-a-dia? Mantém-se afastado dos espinhos ou se aproxima, adaptando-se ao novo?

Pense nisso!

Antes de ir, quero deixar um provérbio budista muito importante para a nossa vida:

O problema tem solução?

Não?

Então não há o que fazer.

O problema tem solução?

Sim?

Então não é problema.

Que em sua vida você consiga ser flexível e que possa se adaptar àquilo que não pode ser mudado. Lembre-se sempre da Oração da Serenidade, dos Neuróticos Anônimos:

“Concedei-me Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para distinguir umas das outras.”

Inté!



[1] Esta e outras história você encontra no livro Para que minha família se transforme da Editora Verus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...