terça-feira, 24 de maio de 2011

Coluna da Jô

Coluna da Jô

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Muito ocupados? Ficaram muito tempo no celular, no MSN, no trânsito, na fila? Conseguiram respirar e fechar os olhos um pouquinho? Querem compartilhar algo comigo? Conte-me a sua experiência.

Hoje eu estava pensando no que eu poderia escrever aqui. No que eu poderia ser útil à vocês. Sim, porque eu escrevo aqui para vocês. Não para mim. Aqui eu só organizo minhas idéias, as idéias que eu quero compartilhar com todos os leitores. Então...pensando sobre o que escrever para vocês, me veio à mente o tema amizade virtual. Sim, como a Deborath, a dona desse blog maravilhoso aqui. E partindo da minha amizade com ela, pretendo expor à todos vocês as minhas idéias sobre amizade virtual e a amizade em si. Preparados? Então vamos lá!

Como vocês já sabem, porque foi tema de uma das minhas primeiras colunas, conheci a Deborath numa comunidade de uma determinada rede social. Essa comunidade é sobre uma série de livros. E fizemos amizade. E estamos aqui!

Pois bem....Vocês devem estar se perguntando: “amizade virtual? Que horror! Que perigo!”. Concordo plenamente. É triste não conhecermos pessoas tão bacanas e com tantas afinidades (meu caso e o da Deborath) pessoalmente. Nosso relacionamento não ultrapassa as ferramentas de email, páginas de relacionamento social e MSN. Quem sabe o Skype, hein Deborath? Assim a gente conhece a voz uma da outra! E vocês devem ter achado mais absurdo ainda: são amigas e nada sabem uma da outra; são amigas e nunca ouviram a voz uma da outra. Infelizmente...

Mas eu pergunto a vocês: no seu ambiente de trabalho, vocês conhecem todas as pessoas? Vocês as convidam para ir à sua casa? Não, não é? Existem os amigos que freqüentam a nossa intimidade e os que apenas estão restritos à área social ou profissional. Infelizmente não podemos trazer para nossa intimidade todos que conhecemos.

Na internet é pior ainda: por detrás de um perfil simpático, educado, pode se esconder um psicopata, um pervertido, um bandido, uma pessoa procurando diversões estranhas ou tentando dar uma “escapada” da vida que leva. Sempre se deve agir com bom senso e cautela. E não só na vida virtual, mas na vida real.

Mas também a internet proporciona aproximar pessoas que estão tão longe, que talvez nunca tivessem se encontrado na vida real. Pessoas com gostos semelhantes, com idéias interessantes. Grandes amizades podem nascer na internet.

É muito bom quando descobrimos alguém com atitudes, pensamentos e sentimentos parecidos com os nossos. É gratificante fazer e ter amigos. Mesmo os virtuais. É sempre bom saber que algum amigo lhe mandou uma mensagem via internet, se lembrou do seu aniversário ou está celebrando uma conquista com você. Muitas vezes o telefonema é mais caro, ou a timidez atrapalha, e a internet pode dar um jeitinho nisso tudo.

Um outro fator que temos que levar em conta no tão falado mundo moderno. Assisti a um documentário muito interessante, onde o cineasta estudava a sociedade moderna, dizendo que era uma sociedade do medo, uma sociedade amedrontada. Por isso se pede pizza em casa. Para evitar sair à noite....Sim, o cansaço é um fator, mas o medo de ser assaltado é outro. Por isso muitos adolescentes estão abandonando o shopping e se refugiando em redes sociais e afins. Os pais têm medo dos filhos saírem e serem assaltados, seqüestrados....

Por outro lado, o excesso de vida virtual, o excesso de medo, impede as pessoas de viverem a vida real, de sair, de conhecer as pessoas que estão ao seu redor. Porque é muito mais fácil conviver com pessoas que estão distantes, nos apaixonar por alguém ideal, que nunca vai nos machucar...Mas viver também é “dar a cara à tapa”. É cair, chorar, levantar, chorar e rir.

Tenho grandes amigos reais, amigos de mais de 20 anos. E também grandes amigos virtuais. Amigos de vários lugares do país, com quem compartilho minhas idéias e pensamentos. Nesse âmbito, posso dizer que sou abençoada e só posso agradecer por ter tido tanta sorte nas minhas amizades.

Para vocês, meus leitores virtuais, eu tenho a dizer:

1. O mundo mudou. Temos sim que ter amizades virtuais. Afinal, fazemos compras pela internet, trabalhamos com a internet, por que não fazer amigos pela rede?

2. Escolham bem seus amigos, sejam eles reais ou virtuais.

3. Mas não se esqueçam que lá fora há vida. E ela precisa ser vivida.

Muitas vezes vamos nos decepcionar, nos magoar, mas outras vezes vamos ter ótimos momentos ao lado de nossos amigos, às vezes tão mais próximos e queridos, que nossos familiares.

Gostaria de deixar um verso de um poema de Victor Hugo, para que vocês pensem à respeito de seus amigos reais e virtuais durante a semana:

Desejo também que tenha amigos,
Que mesmo maus e inconseqüentes,
Sejam corajosos e fiéis,
E que pelo menos num deles
Você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim,
Desejo ainda que você tenha inimigos.
Nem muitos, nem poucos,
Mas na medida exata para que, algumas vezes,
Você se interpele a respeito
De suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que você não se sinta demasiado seguro.”

2 comentários:

  1. Jô, irmã, como sempre a sua coluna está ótima!!!
    Amo todos os meus amigos, seja ele virtual ou "real". Cada de vcs fazer parte de mim e estão em meu coração!
    Agradeço muito a exist~encia da internet, pois através dela pude conhecer pessoas maravilhosas como VOCÊ!
    Amei o poema.
    Bjus no coração!
    =)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns novamente Jo... muito bom seu texto, faz a gente repensar certos conceitos e afirmar outros, o importante é ser feliz! e viva a amizadeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...