quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Dente do Siso

Bom, como ontem extraí um dos meus sisos superiores, resolvi falar hoje justamente sobre eles. Aí vai:
 Os sisos (ou terceiros molares) são os últimos dentes a se desenvolverem. O ser humano, em sua maior parte, tem quatro sisos, um em cada canto da boca. Normalmente desenvolvem-se entre os 16 aos 20 anos. Também são chamados popularmente de "Dente do juízo" ou "Dente Queiro".
O dente do siso não está presente em todas as pessoas, algumas vezes porque a pessoa não tem o germe dentário deste dente e outras vezes porque ele não erupcionou por falta de espaço na arcada dental ou por estar na posição "errada" dentro do osso.

Problemas:
Muitas vezes, os dentes do siso ficam presos ou encaixados no osso da maxila ou da mandíbula ou simplesmente não erupcionam. Isto pode causar sobreposição ou deslocamento de outros dentes ou levar ao desenvolvimento de cárie dentária localizada. Pode causar até dores de cabeça e febres constantes.


O que acontece se o dente do siso não erupcionar ou erupcionar parcialmente?

Caso não haja a erupção do dente do siso, esse pode ser reabsorvido pelos dentes vizinhos e causar transtornos dolorosos e possíveis degenerações. A erupção parcial pode ocasionar gengivite, irritação local, abscessos na região, edema e dor.

Quando é recomendada e extração do dente do siso?

É recomendada e extração quando houver falta de espaço para a erupção do dente do siso, ou quando esse está na posição horizontal. Ainda pode ser recomendada a extração em casos de dor forte ou quando há erupção parcial.
 
 Fonte:Wikipedia e Copacabana Runners

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...