terça-feira, 17 de maio de 2011

Coluna da Jô

Coluna da Jô
Oi gente! Como passaram a semana? Gostaram do texto sobre ansiedade? Querem dizer algo, fazer um comentário? Sintam-se à vontade. A casa é de vocês.
Nessa semana eu gostaria de refletir com vocês sobre algo que me incomoda e que com certeza, deve incomodar muita gente. Talvez até mesmo você: a pressa. Você deve estar se perguntando: que pressa? Como assim? Pressa do quê? De quê?
Bom, a pressa....Aposto que você deve estar com pressa para saber sobre o que é esse texto e sobre o que eu vou escrever mais abaixo, não é mesmo? Pois eu lhe digo: calma! Já vou explicar! Não tenha pressa...
Vamos lá: vivemos num mundo apressado. Se você sair à rua de uma cidade grande, com mais de 100.000 habitantes pelo menos, o que você vai ver? Carros andando depressa, pessoas com expressões preocupadas andando rapidamente, gente falando ao celular e andando ou, o que é muito pior, falando ao celular e dirigindo o carro apressadamente....Já perceberam que todo mundo está perdendo a hora? Sempre estamos atrasados. Atrasados para chegar à aula, ao serviço, à ginástica, ao médico, ao jantar, à festa, etc. Atrasados na entrega de trabalhos, para pegar o filho na escola, para pegar o ônibus, para ir na casa de alguém, para entregar essa coluna ao blog (risos!), sempre atrasados...Por quê? Você já se fez essa pergunta? Por que vivemos atrasados, se a grande maioria de nós acorda bem cedo e vai dormir muito tarde? Por quê?
Resposta? Não, respostas! E muitas: o despertador não tocou, caiu café na roupa, tive que trocá-la e atrasou tudo, filho esqueceu a lancheira na mesa, tive que voltar e pegar, o trânsito estava péssimo (e quando esteve ótimo? Talvez na década de 1970, no século XX), o telefone tocou, o carro quebrou, tive uma dor de dente, de cabeça, de barriga, alguém me chamou, etc. Ufa! Com tantos contratempos, não sei como a cabeça ou o coração da gente não explode (alguns explodem literalmente). Mas se o coração e a cabeça não explode, o humor e o emocional, literalmente, morrem....Vou tentar explicar:
Vivemos numa sociedade dinâmica, interconectada, com acesso à informações reais 24 horas por dia. Até aí, nenhuma novidade. Internet, telefone celular, ipod, ipad, mp3,4...9, GPS, TV à cabo, e tantas coisas...Uma overdose de informação diária. O problema, a meu ver, na verdade, “os problemas” são dois: 1. O cérebro não processa tudo tão rápido na velocidade em que a informação chega (lembra daquele seu amigo que faz 10 anos que você não vê, mas que te achou no Facebook e te indicou uma comunidade no Orkut? Então, ele casou e teve uma filha. Mas o cachorro dele tá concorrendo à um prêmio de “yorkshire mais bonito da internet”. Não se esqueça de votar on line, ok?). Entendeu? E esse é só um dos muitos exemplos. O outro problema, o de número 2, é: como as informações não chegam rapidamente, elas voam rapidamente, ou melhor, se materializam do nada rapidamente, a sociedade, o amigo do Facebook, o yorkshire modelo, ESPERAM que você responda aos estímulos de maneira rápida. Ou seja, em questão de 10 minutos você deve ser capaz de:
1.enquanto está lendo essa coluna, deve responder à solicitação de amizade do seu amigo no Facebook (se você demorar a responder é falta de educação virtual);
2.entrar na tal da comunidade e esperar ser aceito;
3. votar no cãozinho;
4. responder aos e-mails que não param de chegar na sua caixa de entrada (na maior parte arquivos PPS sobre o valor da amizade; e eu ainda vou escrever uma coluna só sobre os arquivos PPS que eu já recebi na vida. Aguardem);
5. atender ao telefone;
6.enviar um torpedo pelo celular;
7.desligar o Messenger, porque com ele ligado você não faz nada;
8. ligar no médico e marcar uma consulta;
9. ligar no dentista e desmarcar a consulta, porque não vai dar tempo;
10. fazer a lista do supermercado;
11. lembrar de pegar o filho mais cedo na escola;
12. pagar as contas na internet;
13. religar o Messenger e perguntar para sua cara metade: “oi amor. Vc me ama L????”
14.Fazer o trabalho para o curso (hoje é o último dia)
15. Esqueci...Ah! Claro! Trabalhar!
E agora: entendeu de onde vem a pressa? Em meros 12 minutos você é obrigado a fazer 15 tarefas diferentes. Resultado: estresse, dor no corpo, na nuca, falta de ar, taquicardia, crises de ansiedade e até depressão. E olha, só to falando daquilo que você faz na frente do computador....E em casa então? Cuidar da casa, ou melhor, GERENCIAR uma casa, marido, esposa, namorado, namorada, filhos, cachorros, gatos, etc. Não é tarefa fácil. E todos, todos cobram eficiência e rapidez.
Resultado: violência no trânsito, pessoas mal- educadas na rua, no comércio, nos atendimentos, e até dentro de casa. A pressa é uma doença crônica. E mata.
Por isso se você leu esse artigo até aqui, eu tenho um pedido: pare agora, respire fundo 3 vezes e feche os olhos. Seu cérebro agradece. É uma pausa, um descanso. E na próxima vez que levar uma fechada no trânsito, sorria. A pessoa que lhe deu a fechada vai te achar louca, mas você vai se lembrar: “o coitado esqueceu de fechar o Messenger, ou tá indo buscar o filho na escola.” Respire e desacelere se não quiser ficar doente com a doença moderna da pressa!
Inté!

2 comentários:

  1. Jo, eu to precisando desacelerar rs adorei o post!Faço essas coisas listadas todos os dias, e é engraçado, q me habituei tanto a fazer isso, q nao percebo q faço! Enfim, tenho q me policiar mais!
    bjs e adorei!

    ResponderExcluir
  2. Oi Joe! Muito bom o post!
    É a cara do nosso dia a dia. E com certeza sem nem notarmos! Pobres de nós!
    Precisamos realmente desacelerar e apreciar mais os pequenos momentos, que passam desapercebidos no meio da correria. Vão e não voltam...
    Adorei! Grande beijo!

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...