sexta-feira, 8 de julho de 2011

Papo & Prosa


Aperto de mão de mãe - 
Uma vivência entre filho e mãe 
 
Você se lembra da sua infância, quando caía e se machucava?
Lembra o que sua mãe fazia para acalmar a dor?
Minha mãe me levava no colo até minha cama e beijava meu machucado.
Então, ela sentava ao meu lado, pegava minha mão e falava:
Quando doer aperte minha mão e vou dizer:
Eu te amo
Era sempre assim eu apertava sua mão e sem falhar uma só vez, ouvia:
Filho, eu te amo
Ás vezes, eu fingia ter me machucado só para passar por esse ritual com ela.
Á medida que fui crescendo, o ritual mudou, mas minha mãe sempre encontrava um modo de diminuir a dor e aumentar a alegria em qualquer área da minha vida.
Numa época difícil, ela tinha sempre meus chocolates preferidos, recheados com amêndoas, quando eu chegava em casa.
Lá pelos meus vinte e poucos anos, mamãe muitas vezes telefonava num fim de tarde convidando-me para vermos o pôr-do-sol ou o nascer da lua.
Deixava bilhetinhos amorosos sobre meu travesseiro quando eu chegava tarde em casa e, quando fui morar sozinho, mandava-me lembrancinhas agradecendo as visitas que eu lhe fazia.
Mas minha melhor lembrança continuou sendo ela segurando minha mão quando eu era pequeno e repetindo:
Quando doer aperte minha mão e vou dizer:
Eu te amo
Eu já tinha trinta e tantos anos quando, uma manhã, meu pai telefonou para o meu trabalho.
Era um homem seguro e lúcido, mas a voz soava confusa e amedrontada.
Filho, há algo errado com sua mãe. Já chamei o médico, mas, por favor, venha logo que puder
Quando cheguei, papai andava de um lado para outro na sala e mamãe estava deitada no quarto, olhos fechados, as mãos sobre o estômago.
Chamei por ela, tentando manter a voz o mais calma possível.
Disse-lhe que eu estava ali e ela me perguntou:
É você, filho?
Respondi-lhe que sim
Eu não estava preparado para a próxima pergunta e, quando a ouvi, congelei, sem saber o que responder
Filho, eu vou morrer?
Meus olhos se encheram de lágrimas enquanto olhava minha mãe querida ali, deitada, tão desamparada.
Ao tentar descobrir o que responder pensei:
O que mamãe diria num momento desses?
Hesitei por um instante, esperando que as palavras viessem.
Disse-lhe:
Mamãe, não sei se você vai morrer, mas fique tranquila, tudo acabará bem
Apertei sua mão e disse-lhe:
Eu amo você
Ela gemeu:
Filho, sinto tanta dor
Mais uma vez fiquei sem saber o que falar.
Sentei a seu lado na cama e me ouvi dizendo:
Mamãe, quando doer, aperte minha mão e vou dizer:
Eu te amo
Ela apertou minha mão.
Mamãe, eu te amo.
Esta cena se repetiu muitas vezes durante os dois anos seguintes, até seu falecimento.
Nós nunca sabemos quando virão os momentos em que seremos testados.
Mas sei que, quando chegarem, com quem quer que eu esteja, oferecerei o ritual de amor de minha mãe:
Quando doer aperte minha mão e vou dizer
Eu te amo 


(autor desconhecido)
Fonte: Esoterikha
Postagem enviada por: Ana Caroline Faneco Tolari 
Ilustração por: Debs-Chan 

Um comentário:

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...