segunda-feira, 18 de julho de 2011

O Vendedor de Sonhos: O Chamado


Sinopse:

Um homem maltrapilho e desconhecido tenta impedir que um intelectual se suicide. Um desafio que nem a polícia nem um famoso psiquiatra tinham sido capazes de resolver. Depois de abalá-lo e resgatá-lo, esse homem, de quem ninguém sabe a origem, o nome ou a história, sai proclamendo aos quatro ventos que as sociedades modernas se converteram em um hospício global. Com uma eloquência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos em uma sociedade que deixou de sonhar. Nada tão belo e tão estranho... Ao mesmo tempo que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou o mais louco dos seres? Um romance que nos fará chorar, rir e pensar muito.

Neste livro, o autor (Augusto Cury) nos conta uma história um tanto inusitada, onde um professor se encontra à beira do suicídio e um homem desconhecido e maltrapilho o convence a desistir do pleito, e passa a vender sonhos para as pessoas garantindo que esse é caminho para salvar a humanidade. Três linhas são nada para descrever a trama desse romance, que conta em sua trajetória, com a beleza da exploração da psique humana, pelas mãos de Augusto Cury, levando o leitor a um mundo ainda pouco conhecido para a maioria das pessoas, suas emoções e seus próprios sentimentos e desejos. Como fundo para a história de ficção o autor nos faz refletir sobre a ordem social e a cultura religiosa de cada um.
O suicida em questão é um professor universitário extremamente renomado, chamado Júlio César, e é ele quem narra todo o livro. Conta como seu caminho se cruzou com o do vendedor de sonhos, o que levou a seguí-lo, as amizades que fez neste caminho...
O livro é recheado de personagens riquíssimos. Cada um com uma caractística única e marcante.
Ao ler essa obra, não há como não comparar a história do vendedor de sonhos com a história do Mestre dos Mestres (Jesus). O livro faz uma boa analogia neste sentido, trazendo para os dias atuais essa história que conhecemos há tanto tempo, mostrando que ela é tão atual quanto qualquer outra.
É um livro que nos faz pensar e refletir muito sobre a sociedade moderna e os valores que aceitamos como nossos, além de vários outros temas.
O Vendedor de Sonhos é um daqueles livros que com certeza vale a pena ser lido. Augusto Cury nesta obra revela que é um verdadeiro doutor da mente humana, pois através de um romance muito bem escrito é capaz de nos conduzir a refletir sobre toda a trajetória da escola da vida, sua saúde e beleza, nossas opções e nossos valores.

Sobre o Autor:


Augusto Cury tem 50 anos, é médico, psicoterapeuta, psiquiatra e escritor de sucesso em vários países, sendo que somente no Brasil já foram vendidos mais de 5.000.000 de livros do conceituado autor. Pesquisador sobre o desenvolvimento da inteligência e a qualidade de vida, com uma abordagem na construção dos pensamentos e da emoção e sua dinâmica, já recebeu muitos títulos importantes do mundo cientifico e universitário em vários países do mundo, onde seus estudos tem sido apreciados, afinal, um livro, um mundo de emoções.

Trechos do Livro:

"Conquistas sem riscos são sonhos sem méritos. Ninguém é digno dos sonhos se não usar suas derrotas para cultivá-los." (p.65)

"[...] o Vendedor de Sonhos era um vendedor de ideias, um mercador de conhecimento. [...] Não estimulava o êxito pelo êxito. Para ele, não havia trajetórias sem percalços, nem oceanos sem tormentas." (p. 64)

"Os que vendem sonhos são como o vento: você ouve a sua voz, mas não sabe de onde ele vem nem para onde vai. O importante não é o mapa, mas a caminhada." (p.98)

"Não lhes peço para abominar o dinheiro, nem os bens materiais. [...] Peço-lhes, sim, que entendam que o dinheiro em si mesmo não traz felicidade, mas a falta dele pode tirá-la drasticamente. O dinheiro não enlouquece, mas o amor por ele destrói a serenidade. A ausência do dinheiro nos torna pobres, mas o mau uso dele nos torna miseráveis." (p. 207)

"Sem sonhos, os monstros que nos assediam, estejam eles alojados em nossa mente ou no terreno social, nos controlarão. O objetivo fundamental dos sonhos não é o sucesso, mas nos livrar do fantasma do conformismo." (p. 63)

"Uns têm uma loucura visível e outros, oculta. Que tipo de loucura você tem?" (p.53)

Esse é um dos meus livros favoritos e justamete por isso, eu o RECOMENDO!!!
=)

Fonte: Cultura Mix

Um comentário:

  1. Já me falaram desse livro, mas nunca o tive em mãos pra ler, até então não gosto muito de Cury, mas gostei de algumas citações que colocou no post, parece ser um livro bonito. (:

    Bisous =**

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...