sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Dica de Sexta

Seja paciente, porque quem souber esperar vai alcançar



Como é difícil esperar. 

Porque as pessoas se sentem acomodadas e vinculadas a sua zona de conforto, o quê para os ansiosos é atormentador, para os intensos é não aproveitar espaço e tempo, para os organizados é não cumprimento de metas, para os pessimistas é sinal de insucesso e para os acomodados é um prêmio.

Sim, são estas e muitas outras as facetas para a paciência e a compreensão que esta tem para cada pessoa.

Na verdade, a paciência é a arte de entender o timing.

Nem todos os processos têm a velocidade que se deseja e cabe fazer a correta avaliação do contexto. 

Tem-se então de considerar o que está realmente envolvido, os objetivos que se pretende alcançar, as pessoas e suas características,  as empresas e suas formas de trabalho, as expectativas de todos e assim se consegue entender muito bem como proceder no contexto.

Nem sempre a solução mais adequada é acelerar. Muitas vezes é esperar, mas sempre atento aos movimentos.

A confusão que se faz entre paciência e omissão é terrível.

Ninguém se omite se espera, pois quando esperar é a solução e está devidamente mapeada e entendida se sabe que o caminho terá resultado à frente.

Omitir-se é usar a desculpa de "ficar frio" por comodidade e para não se expor.  E quando você decide para seu conforto, não fazer algo, então você está se omitindo, pois não importa o objetivo comum, e sim o seu que fica a frente de tudo.

Quem trabalha de verdade tem de se expor, tem de atuar para que o objetivo comum seja cumprido, tem opinar sobre o que lhe cerca, fazer acontecer, monitorar e caminhar conjuntamente com os envolvidos para que processo de todos seja bem sucedido, mesmo que este movimento seja de espera.

O desafio em primeiro lugar é entender que ser paciente é preciso e que não significa omitir-se.

Em segundo lugar é traçar a linha clara do entendimento do contexto e portanto planejar os movimentos, para estar ciente do melhor caminho.

E em terceiro, é a prática da espera em si, mas sempre atento às mudanças. Porque o contexto se mantém, mas os movimentos que compõem o contexto é que fazem um processo andar para uma determinada direção. E você tem de saber para que direção é esta.

No mundo dos negócios, é muito importante entender o contexto para saber quando e quanto se deve esperar. 

Saber a medida certa é o grande desafio, porque se você espera demais ou de menos, perde o timing. 

Então use e abuse da sua observação, das informações que você tem a disposição e da comparação com situações anteriores (sejam vividas pessoalmente ou que ocorreram com os outros) considerando o objetivo X as ações X o resultado. 

E assim você saberá o timing.

Ser paciente é saber que chegar lá tem os seus sacrifícios.

Seja paciente e entenda que esperar também é buscar o resultado.

Então seja.

[por Sílvia Somenzi]

Fonte: Baguete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...