terça-feira, 21 de junho de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ

CAMINHOS E ESCOLHAS

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Querem compartilhar algo conosco? Sintam-se à vontade.

Hoje gostaria de convidar vocês a pensarem um pouquinho, a refletirem sobre o tema: “Caminhos e Escolhas”. Vamos começar?

Ultimamente tenho me sentido meio incomodada com certas atitudes à minha volta. Tenho ouvido e visto várias pessoas reclamarem da vida, das oportunidades que tiveram ou das que não tiveram.

Tenho visto pessoas se queixando da vida, do trabalho, da família, da casa, do carro, dos relacionamentos, etc. Só reclamam e nada fazem para mudar. Continuam a viver a mesma vida de sempre, de maneira acomodada e repetitiva. Mas na maioria das vezes, esse sentimento de queixume é fruto de atitudes passadas. De oportunidades que foram perdidas, ou usadas de maneira incorreta.

As oportunidades da vida nos oferecem a possibilidade de escolhas. E a escolha correta, faz toda a diferença. Porque, dependendo da escolha, a vida oferece um determinado caminho para ser seguido. Esse caminho faz a diferença em nossa vida.

Já vi gente extremamente pobre começar a vender cachorro-quente à noite, e depois de dez anos entrar na faculdade de Direito, se formar e passar no exame da OAB; e, hoje em dia, ter um escritório de advocacia.

Também conheci duas empregadas domésticas, que estudaram à noite, passaram no vestibular, uma no curso de Pedagogia e outra no curso de Letras. As duas se formaram e hoje são professoras. E o grande intelectual e político, Florestan Fernandes? Fazia faculdade de dia e trabalhava como garçom à noite.

Por outro lado, conheço jovens de 17 anos que ganham quase R$ 600,00 (moram com os pais, não pagam aluguel, nem nada) ao mês, e gastam tudo em tênis, celular e roupa.

Então eu pergunto: o que é oportunidade? Várias crianças e adultos que nasceram e vivem em situações de risco como tráfico de drogas, prostituição, trabalho escravo, são dignos de pena e merecem nossas orações e solidariedade. Assim como as pessoas que possuem alguma debilidade física e mental. Mas, muita gente saudável reclama de “barriga cheia”. Muitas pessoas reclamam do emprego e do salário. Mas eu pergunto: você se qualificou? Porque ter um diploma de um curso superior é relativamente fácil e simples. Os cursos são caros? São. Mas existem cursos gratuitos ( e para isso você vai ter que estudar muito) e cursos mais em conta. Não é desculpa não estudar. Mas o que faz a diferença é a vontade de melhorar, de ter um bom emprego, um bom salário. E para isso, tem que se qualificar...

E como fazer isso? Estudando. Investindo em sua aprendizagem. Sim, vai roubar seu tempo com a família, amigos, televisão, baladas...Mas vale a pena.

Vou dar o meu exemplo: comecei a estudar inglês com o apoio da minha avó. Ela pagava o curso para mim. Com o passar do tempo, o dinheiro acabou. Para continuar estudando, trabalhava de graça na escola de inglês, em troca do curso. E a língua inglesa foi fundamental na minha vida profissional.

Por isso eu te pergunto: isso foi sorte? Foi oportunidade? Não. Foi garra, determinação, força de vontade! As oportunidades estão aí para todos ( com exceções óbvias). Faça uma escolha consciente, e aproveite as oportunidades que a vida lhe oferece. Quando essa escolha é feita, o caminho escolhido nos leva ao sucesso. Em todas as áreas de nossa vida.

Lembre-se:

Fazemos nossas escolhas.

Escolhemos nossas oportunidades.

Trilhamos nossos caminhos.

Portanto, o sucesso ou o fracasso, só depende de nós mesmos.

Pensem nisso.

Até a semana que vem.

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...