quinta-feira, 23 de junho de 2011

Corpus Christi

Corpus Christi (expressão em latim que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.


A festa do Corpo e do Sangue de Cristo foi introduzida no calendário litúrgico pelo papa Urbano IV, em 1264. A solenidade é a manifestação pública da fé na presença de Cristo na Igreja por meio da eucaristia, presença a atuação de Deus na história da humanidade. A eucaristia é a memória dinâmica e transformadora que impulsiona a comunidade e as pessoas na busca da nova terra e do novo céu.

O evangélho de hoje é a conclusão do discurso de Jesus sobre o "pão da vida". Após a multiplicação dos pães, Jesus faz uma catequese sobre o sentido e a importãnci do tema do pão. Ele se apresenta como o verdadeiro pão descido do céu. Esse alimento é a palavra de Deus (mensagem do Pai que Jesus veio trazer para a humanidade e que precisa ser vivida pelas pessoas) e a eucaristia (presença real de Cristo no pão e no vinho consagrados em cada missa).

O documento do Vaticano II sobre a liturgia nos diz que a eucaristia é o "memorial da morte e ressurreição de Jesus: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que Cristo é comunicado em alimento, o espírito se enche de graça e nos é dado o penhor da glória futura" (SC 47).

Para haver verdadeira comunhão eucarística, são necessárias duas dimensões: a vertical, com Cristo, e a horizontal, com a comunidade. O ato de comer o pão e beber o vinho consagrados envolve o compromisso com o projeto de Jesus, que deseja vida em abundância para todos e nos chama a viver em comunhão com os irmãos e irmãs. Quem comunga o corpo de Cristo e bebe seu sangue comunga com os irmãos e irmãs na fé. Por isso, a eucaristia é vista como sacramento da unidade com o Senhor e com a comunidade. Na oração eucarística rezamos: "Alimentando-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo, nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito". E nos comprometemos a buscar a sociedade sem fome, sem violência e sem discriminação.

Tapete de Corpus Christi:

O Tapete de Corpus Christi é uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, que consiste em confeccionar tapetes de rua para a passagem da procissão de Corpus Christi. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia. No Brasil essa tradição está sendo ampliada, atingindo inclusive comunidades, bairros e até Colégios (um exemplo é o Colégio Virgo Potens, em Guarulhos-SP, que desde 2009 realiza a confecção junto a materiais diversos e também foco na Sustentabilidade).
Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.
Pe. Nilo Luza, ssp.
Fonte: WikiPedia, O Domingo - Semanário Litúrgico-Catequético de 23/06/2011,  WikiPedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...