quarta-feira, 2 de março de 2011

A Menina Que Roubava Livros

The Book Thief (A menina que roubava livros) é um romance do escritor australiano Markus Zusak, publicado em 2005 pela editora Picador. No Brasil foi lançado pela editora Intrínseca. O livro é sobre Liesel Meminger, uma garota que encontra a Morte três vezes durante 1939–43 na Alemanha nazista.
Fonte: Wikipedia
A estória desse livro é narrada por ninguém mais ninguém menos que a própria Morte.
A mesma nos é apresentada de forma bem "humana", desmistificando aquela imagem macabra que todos temos em mente. É uma narradora até que simpática, por assim dizer.
 A Morte, depois de se deparar com uma pequena menina por 3 vezes, e esta sair viva desses encontros, desenvolve certa simpatia e admiração pela pequena e resolve contar sua estória de vida e sobrevivência durante a 2ª Guerra Mundial (mais precisamente entre os anos de 1939 a 1943), quando foi adotada pela família Hubberman, em Molching na Alemanha.
 Durante a viagem para se encontrar com seus pais adotivos, Liesel Meminger vê seu irmão morrer nos braços de sua mãe (que por ser comunista, decide "dar" seus filhos, para assim protegê-los). Durante o enterro do menino, o ajudante do coveiro deixa um livro cair e este é o 1º livro de muitos que ela furtará e lerá.
 A estória do livro mostra como as palavras são importantes, principalmente numa época como a do Nazismo onde pilhas e pilhas de livros eram queimadas em praças públicas. E narra como estas palavras podem mudar a vida de uma pessoa.
 As personagens apresentadas ao longo das páginas do livro são extremamente envolventes, desde Rosa Hubberman - uma mulher grande feito um armário e muito rabugenta; passando por papai (Hans Hubberman) - um homem de grande coração; e chegando a Rudy - o melhor amigo de Liesel.
 Uma das personagens mais marcantes pra mim é Max Vandenburg, um judeu que é ajudado e escondido pela família Hubberman em seu porão. Suas passagens pelo livro são extremamente tocantes.
                                       Max Vandenburg e Liesel Meminger
                                                     Markus Zusak  lendo sua obra
É um dos melhores, se não, o melhor livro que já li.
Não me canso de lê-lo e relê-lo, e sempre que o faço, me emociono como se fosse a 1ª vez que o leio.

É uma leitura que realmente RECOMENDO!!
=)

Um comentário:

  1. Poxa to começando a ler esse livro agora na net, e amanha mesmo já vou comprar, to na pag 50 ainda mesmo assim, eu amei e continuo amando a frase: Eis um fato, vc ira morrer.
    Otimo blog xD

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...