sexta-feira, 10 de junho de 2011

Papo & Prosa

Olá querida irmã... hoje sou eu que irei dar uma dica de saúde aqui no papo e prosa... o uso do Protetor Solar ainda não faz parte do cotidiano da maioria das pessoas, (principalmente das que eu conheço), então pesquisando na web achei este artigo da editora Abril muito legal para orientar a forma correta de aplicação e a importância de ser rotineira a proteção da pele contra os raios nocivos do sol.

Mitos e verdades sobre o uso do protetor solar

Especialista ensina como evitar os danos da radiação solar e prolongar o bronze.

Da Redação

Ele ganhou status de produto indispensável de beleza e saúde para a pele. Faça chuva ou faça sol, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias. Mas com a proximidade do verão e das altas temperaturas os cuidados se intensificam. Nessa época não há nada mais sexy do que exibir uma pele dourada. E nada mais over do que ficar com o aspecto “pimentão”. 
Os riscos da exposição prolongada e inadequada da pele aos raios ultravioletas vão desde queimaduras, bolhas, vermelhidão até as sardas, envelhecimento precoce, com o aumento de rugas, manchas e flacidez e, em casos mais graves, o câncer de pele.  
Para não correr nenhum desses riscos, a dermatologista Paula Bellotti, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Socieétè Française Dermatologie, elaborou um roteiro prático sobre os mitos e verdades do protetor solar.

O protetor solar deve ser aplicado todos os dias
Verdade. O protetor solar é o melhor aliado da saúde da pele. Por falta de cultura e até mesmo informação, a maioria das pessoas só aplica o filtro solar quando estão expostas diretamente aos raios solares, ou seja, durante as férias na praia. Porém, ele deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados, com FPS 15, no mínimo.  
Assim como a pasta de dente e o fio dental, por exemplo, o protetor também deve fazer parte da sua rotina de higiene e beleza. Para estimular o hábito, deixe o produto em local visível ou próximo de seus itens pessoais. Isso irá ajudá-la a começar a ter disciplina. O uso contínuo do protetor solar retarda o envelhecimento da pele, prevenindo manchas e rugas.

O protetor solar deve ser aplicado uma vez por dia
Mito. O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver necessidade. No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol (rosto, pescoço, colo, braços e mãos) e, quando estiver na praia, em todo o corpo. Mesmo depois daquele mergulho ou após secar a pele com a toalha, você deve reaplicar o produto.

O sol causa problemas de pele
Verdade. Os primeiros problemas da falta do uso de protetor solar são as queimaduras. Depois temos a vermelhidão, bolhas, sardas, manchas, rugas e flacidez. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento da pele do rosto é conseqüência do abuso da exposição ao sol, e não em decorrência da idade.

A exposição solar causa câncer
Verdade. A exposição solar prolongada e de maneira inadequada pode causar câncer de pele - considerado o tumor de maior incidência no Brasil. Por isso, os cuidados com a pele devem começar na infância a partir dos seis meses. Este simples cuidado diário pode reduzir as chances de se contrair a doença em até 85%.

Posso tomar sol o dia inteiro com protetor solar
Mito. Os horários recomendados para se expor ao sol são antes das 10h e após às 16h. Mas, sempre com proteção adequada.

Pessoas com pele seca e oleosa podem usar o mesmo tipo de protetor
Mito. Pessoas de pele seca devem usar protetor solar mais cremoso e aquelas com pele mais oleosa devem optar por um protetor livre de óleo (oil free), nas versões em gel ou spray. 
PS: Ah! Nao devemos esquecer de proteger as crianças quando estão brincando fora de casa no jardim, ou ao sair com elas por aí...
Protetor solar que eu uso há 4 anos e recomendo:
HELIOBLOCK FLUIDE EXTREME 60
Para o rosto com pele oleosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...