terça-feira, 7 de junho de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ
A BELEZA E A FEIÚRA
Parte 1
Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Foram tolerantes e pacientes? Querem partilhar algo? Escrevam aqui.
Gente, essa semana eu gostaria de compartilhar com vocês algumas reflexões que fiz e venho fazendo ao longo de um certo tempo. Sou economista de formação (graduação), historiadora por opção (pós-graduação) e observadora por natureza. Sempre tive interesse em psicologia e ciências sociais. Por causa dessa deliciosa mistura (ou samba do crioulo doido!!!), estou sempre reparando em coisas e fatos que ninguém mais repara. Se isso é bom ou não, vocês dirão ao lerem o texto abaixo.
Gente, já repararam como as cidades estão mais feias? Como as ruas e casas estão mal cuidadas? Sei...você deve estar pensando: “descaso das autoridades”. Concordo plenamente! Alagamentos, buracos, sujeira e lixo acumulados, fiação elétrica que não está embaixo da terra, prédios públicos e históricos sujos e depredados. Sim; as autoridades não estão fazendo a parte delas, MAS, nós cidadãos também não estamos contribuindo: jogamos lixo nas ruas, emporcalhamos prédios públicos e praças, depredamos e pichamos as casas. E por que a minha implicância? Calma! Já explico rapidinho....
É difícil ver uma casa bonita, uma rua bonita, limpa, cheia de árvores, flores, plantas, etc. Não estou falando de casas chiques, enormes...Ninguém tem dinheiro para comprar mansões (tá...algumas pessoas têm). Estou falando de coisas mais básicas: uma pintura, um vaso de flor de janela. Algo que leve beleza aos olhos...Ah! Ninguém tem dinheiro para isso. É, realmente, ninguém tem...Mas entre nas casas e confiram: todo mundo tem TV de tela plana, TV à cabo, computadores, equipamentos eletro-eletrônicos de última geração, celular que faz de tudo (só falta fazer café), mas na grande maioria das vezes, só tem arroz e farinha para comer...Mobiliam a casa com o que há de melhor, e esquecem de alimentar o corpo e a alma. Vivem para trabalhar e ganhar o salário para pagar as milhares de prestações em lojas, e o mínimo no cartão de crédito...E cada vez mais se tornam rancorosas, egoístas e vazias.
Vivem para querer.
Vivem para ter.
Não vivem.
Sobrevivem de forma medíocre.
E você? Sua vida é assim? Conte aqui para nós.
Na próxima semana eu termino essa reflexão. Até lá, reflitam!
Inté!

Um comentário:

  1. Ola linda joe. rs
    Achu que até nisso sou diferente então.Gosto de conforto, obvio. Mas não sou consumista.
    Ou melhor sou devoradora de livros(posso naum gastar em roupas, sapatos, eletro-eletronicos, etc.)
    mas é difícil ficar um mes sem comprar livros, mea culpa. rs.
    Mas realmente as coisas estão diferentes, mas ainda assim encontro ainda aquelas casinhas lindas.
    Nem tudo talvez esteja perdido.

    Bjos e bjocas.

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...