terça-feira, 22 de novembro de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ

Oi gente!

Tudo bem? Como passaram a semana? Querem compartilhar algo? Alguma ideia? Sugestão? Crítica? Mande seu recado.

Hoje vamos conversar sobre a Gentileza e a Educação. Já ouviram ou leram a frase: “Gentileza gera Gentileza”? Então...Gentileza + Educação = Civilidade. E Civilidade gera boas ações. E boas ações geram Cidadania. E Cidadania gera um mundo melhor.

Vamos lá?

Acho que no mundo de hoje em dia, as pessoas não contribuem com o próximo. Não fazem a sua parte. Se todos fizessem a sua parte, o mundo seria um lugar melhor. Eu realmente não entendo como as pessoas não se sentem culpadas por não ajudar o próximo, por não fazerem a sua parte. Seu não faço algo, por menor que seja, que sei que pode ajudar alguém, a culpa me corrói e me sinto inútil e impotente. Como os outros não pensam assim? Não sou e nem pretendo ser Madre Tereza de Calcutá ou Irmã Dulce. Também não sou capaz de gestos heroicos ou altruísticos. Mas creio que sempre posso melhorar e ajudar a melhorar o mundo ao meu redor.

Sabe, às vezes um elogio já muda o mundo. Muitas pessoas trabalham, labutam o dia inteiro, sem jamais serem reconhecidas. Às vezes basta um “muito obrigado”, um “por favor”, “que comida gostosa”, para mudar o “astral” do ambiente à nossa volta.

Acredito que coias boas, boas energias, atraem coisas boas e pessoas iluminadas. Minha avó sempre dizia: “diga-me com tu andas e eu te direi quem tu és.” E ela tinha razão. Quando andamos com pessoas pessimistas, derrotistas, nosso astral, nosso humor fica “péssimo”, e parece que o dia fica estressante, enfadonho e longo. Parece que essas pessoas sugam nossa energia, nosso ânimo e força de vontade. É um tipo de “vampirismo moderno”. Nada dá certo.

Às vezes a solução é simples: basta se afastar dessas pessoas ou, se não puder, SORRIA! Seja educado e otimista. Dê um banho de gentileza e otimismo em todos que estão ao seu redor! Lógico que terão aqueles que lhe dirão: “tá rindo do que?”’ , “hoje meu dia está péssimo”, mas não desista. Não espere que o mundo mude! Quem tem que mudar o mundo é você! Que você seja um exemplo de vida para todos ao seu redor.

Claro que haverá um dia ou outro, que você não sorrirá..Ninguém é 100% feliz o tempo todo. Mas mesmo que você não sorria, seja pelo menos educado. Uma vez ao dia. E só para lembrá-lo, aqui vão algumas atitudes que podem mudar o mundo ao seu redor:

1. Dizer: bom-dia, boa-tarde, boa-noite, obrigado, por favor, com licença, me desculpe;

2. Cede o banco do ônibus ou cadeira, para mulheres grávidas, com crianças no colo, idosos ou pessoas debilitadas;

3. Não jogar lixo nas ruas;

4. Respeitar as leis de trânsito;

5. E, finalmente, não fazer ao próximo aquilo que você não gostaria que fizessem à vocês.

Se você conseguir fazer um desses itens nessa semana, tenho certeza que você terá melhorado o mundo ao seu redor!

Inté!

2 comentários:

  1. Muito bom post. Falta educação e muito bom senso para as pessoas ultimamente. Um colega agora só anda com fone de ouvido para não ter que falar com ninguém na rua, nem mesmo ajudar quem tem dúvida de ir a algum lugar. E depois veio me reclamar que foi pedir informação e o trataram mal. Estranho como as pessoas não percebem que fazem o mal todos os dias...

    ResponderExcluir
  2. Coração Indomável,

    obrigada pelo comentário. Realmente a falta de educação e a falta de gentileza, proliferam nesse país....
    E concordo com você: as pessoas não percebem o mal que fazem diariamente. Muitos acham "não estão fazendo nada de errado"...Pois bem, eu digo que a falta e omissão de certas atitudes, geram pessoas e sociedades egoístas. Já percebeu que hoje em dia TODOS tem Direitos mans NINGUÉM tem deveres?

    abraços,
    Joely

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...