terça-feira, 11 de outubro de 2011

Coluna da Jô

Coluna da Jô

O passarinho

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Fizeram algo especial com seus filhos? Querem compartilhar algo? Contem para nós.

Hoje, quando me sentei para escrever essa coluna, aconteceu algo inusitado. Ao pegar o papel e a caneta – aqui cabe uma observação: só sei pensar com papel e caneta. Primeiro escrevo, rabisco, depois digito....Voltando: ao pegar o papel e a caneta, fiquei pensando: sobre o que eu irei escrever? Na mesma hora, um bem-te-vi apareceu do lado de fora da janela. Ele se viu refletido no vidro da janela, e, achando que era outro passarinho, um possível rival, atacou o vidro! Seu rival não era outro que seu próprio reflexo. Essa visão me fez refletir e essas reflexões eu gostaria de compartilhar com vocês.

Vamos lá?

O passarinho estava numa árvore próxima. E viu algo que lhe chamou a atenção: outro passarinho. Voou e se aproximou desse outro passarinho, que lhe imitava todos os gestos. Se ele batia as asas, o outro também batia. Se ele cantava, o outro cantava, se ele arrepiava as penas, o outro também arrepiava....Enfim...ele achava que estava sendo provocado, desafiado. E partiu para a luta. Atacou o seu desafiador. E meteu a cabeça e o bico no vidro da janela....Ficando confuso, não conseguia entender que seu rival, era si mesmo. Era apenas o seu próprio reflexo no vidro.

Quantas vezes nos sentimos desafiados, ultrajados, confrontados, por inimigos invisíveis?

Quantas vezes lutamos contra Deus e o mundo, mas na verdade, estamos lutando contra nós mesmos?

Já foi dito que nosso pior inimigo mora dentro de nós mesmos. Muitas vezes nossas maiores lutas são contra o nosso próprio egoísmo, nossa própria inveja do alheio, nossos fantasmas que nos assombram e nos amarguram....Muitas vezes lidamos com interior sujo e escuro, um interior que não aparece em nosso disfarce cotidiano de bom cidadão, colega inestimável, amigo corajoso, amante fiel, excelente mãe, ótima esposa....Às vezes esse interior está lá...à espreita...Apenas esperando uma oportunidade, um deslize, e quando esse ocorre, ele aparece e nos ataque.

Quem dentre nós não ouve a mesma voz dentro de sua mente, dia após dia, ano após ano? Uma voz que te coloca para baixo. Se algo dá errado, lá vem a vozinha: “eu sabia que isso ia acontecer.” “Você não ia mesmo conseguir o emprego.” “Aquela mulher é muita areia pro meu caminhãozinho”. “Sabia que não ia dar certo.” Então, reconhecem alguma dessas frases?

Isso meus amigos, é o chamado “complexo de alvo”. Nós somos um alvo ambulante, atraindo para nós todas as mazelas e tragédias da vida. Junto com isso vem os seguintes companheiros do alvo: a ansiedade, a baixa-autoestima, a depressão, o complexo de inferioridade, a inveja, o ciúmes, a ira, etc. Ou seja: só coisas ruins, que nos depreciam e nos levam para a fundo do poço. E quem é o responsável por tudo isso? O passarinho! Ou, deixando a metáfora de lado, nós mesmos! Nós e nossos pensamentos descontrolados. Nós e nossas emoções desequilibradas. Nós e nossos inimigos, que achamos que é externo, que é o “outro”, mas que ao analisarmos bem, veremos que o nosso maior inimigo, é nosso interior, nossa mente. Nós mesmos....

Então, antes de sair por aí dando murros em espelhos, vidros e se cortar e machucar muito, pare, respire e pense: quem está errado? Eu ou o outro? Conseguir ter a maturidade para responder essa questão, é o maior desafio que enfrentamos na vida. Não desperdicemos tempo e energia enfrentando moinhos de vento, como Dom Quixote o fazia na Espanha de antigamente...A vida é bela, preciosa e curta, para ser desperdiçada dessa maneira.

Por isso, vale a pena, todos os dias ao acordar, tem em mente a magnífica Oração da Serenidade:

Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

Então, vamos pensar sobre isso?

Inté!

Por causa do feriado de Nossa Senhora Aparecida e do Dia das Crianças, recebi uma linda mensagem de autor desconhecido, que gostaria de oferecer à todas às crianças de idade e de coração!



Ser Criança

“Ser criança é acreditar que tudo é possível.

É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco,

É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos

Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles

É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.

Ser criança é ter o mais feliz da vida, todos os dias.

Ser criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser!”

Feliz Dia das Crianças

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...