terça-feira, 4 de outubro de 2011

Coluna da Jô


Coluna da Jô

Brinquedos e Brinquedos

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Querem compartilhar algo? Fizeram alguma reflexão na semana que passou? Contem para nós.
Hoje eu quero continuar refletindo sobre educação. Mas a partir de uma abordagem diferente. A educação que damos aos nossos filhos em casa. Não os preceitos morais, mas as brincadeiras e “trabalhinhos” que fazemos com eles, e os estimulam, preparando-os para a escola, para gostarem de aprender e descobrir. Jogos, brincadeiras lúdicas. Só uma ressalva: para simplificar, quando eu me referir ao papel da “mãe”, leiam “familiares”: pai, mãe, avô, avó, tios, cuidadores, ok?
Vamos lá?
Todos nós que temos filhos ou não, já percebemos o apelo comercial que a televisão lança sobre nossas crianças. Nem bem terminou o dia dos pais, e as campanhas publicitárias se voltam para o dia das crianças. Milhares de propagandas sobre os mais variados artigos infantis, roupas, calçados, desenhos, filme, e é claro, brinquedos...ah, muitos brinquedos. Dos mais variados tipos, modelos e tecnologias. Eletrônicos, à pilha, colecionáveis, todos tentam ganhar a atenção dos pequenos consumidores... Já experimentaram levar uma criança a uma loja de brinquedos? Na maior parte das vezes, é confusão na certa! Isso sem falar que em alguns casos você acaba comprando algo. Creio que a televisão, além de induzir o hábito de consumo, nos leva a querer e a “precisar” de produtos dos quais nem necessitamos. Se nós sofremos com isso, imaginem as crianças.
E o gasto? Quanto custa um dos maravilhosos “brinquedos” anunciados? E quem tem mais de um filho? Como faz?
Bom, não existe fórmula mágica, uma vez ou outra, qualquer pai ou mãe, de alguma forma, de alguma maneira, “cede” aos apelos comerciais e acaba comprando algo...Várias vezes, o Natal chega, e nem acabamos de pagar o presente do Natal passado....Bom creio que isso acontece em datas especiais...Mas, e no dia a dia? Ninguém tem condições de comprar brinquedos sempre, e mesmo que tivesse, não é algo saudável!
Mas existe uma maneira simples, rápida, fácil e barata, onde podemos “produzir” brinquedos e brincadeiras em casa, com nossos filhos. Estou falando dos trabalhinhos de colagem, pintura com o dedo, desenhos com giz de cera, lápis de cor, canetinhas, brincadeiras com massinha de modelar. Além de barato, rápido, prático, essas atividades possibilitam aos pais passarem um tempo de qualidade ao lado dos filhos. E ainda relembram a própria infância.
Quem nunca plantou um grãozinho de feijão num algodão umedecido? Para a criança, possibilita exercer a paciência (saber esperar o feijão crescer), e aprende que na natureza tudo se transforma.
Sentar no chão e brincar de massinha de modelar, fazer um barquinho de papel e ver a enxurrada levá-lo, ou fazer um chapéu de jornal e sair cantando “marcha soldado”, são experiências que nós não nos esquecemos e com certeza, nosso filhos também não esquecerão.
Nessa semana tente passar mais tempo ao lado do seu filho. Pegue uma folha em branco, um giz de cera e peça para ele fazer um desenho. Conte uma historinha. Se quiser, fuja do convencional e compre um brinquedo pedagógico. Passe mais tempo com seu filho, fazendo realmente algo com ele. Ele irá agradecer.
Pense nisso.
Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...