terça-feira, 18 de outubro de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ

Você tem medo do que?

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Gostariam de compartilhar algo? Alguma ideia? Alguma sugestão? Deixe aqui o seu recadinho.

Gente, essa semana eu queria conversar com vocês sobre ANSIEDADE. Vamos lá? Só algumas reflexões para que eu e vocês possamos refletir sobre isso durante a semana, ok?

O que é ansiedade? As respostas mais frequentes para essa pergunta são: estado de tensão constante; mente acelerada; preocupação constante; não conseguir relaxar; preocupação por algo que pode vir a acontecer...Enfim...

De modo geral, mas bem geral, e sem levar em consideração o significado semântico, o significado do dicionário, a ansiedade é caracterizada por um estado constante de preocupação e tensão, combinado à sensação que “estamos perdendo tempo”, que “tudo é para agora”.....Tá.....Mas o que realmente isso significa? E, mais ainda, muitas pessoas são ansiosas e deprimidas....Como isso é possível?

Depois de muito me estressar, depois de anos de terapia (que foram fundamentais na minha vida), depois de colocar em prática vários exercícios para lidar com a ansiedade, eu cheguei à uma conclusão muito parecida com a da autora Gisela Rao (conhece ela? Não! Corra e visite o blog dela: http://vigilantesdaautoestima.blogosfera.uol.com.br/ ou leia o livro: “Não Comi, Não Rezei, Mas Me Amei”,da Matrix Editora). A autora, em seu livro, diz que toda ansiedade é fruto de algum medo. Portanto, para “eliminar” a ansiedade, para desacelerar a sua mente, descubra “qual é o seu medo” . Só assim, conhecendo verdadeiramente o inimigo você poderá combatê-lo. Entendeu? Não? Vamos ver se eu consigo explicar:

Você está há muitos anos brigando com a balança. Sempre acima do peso. Faz dieta, pára; faz matrícula na academia e não vai. Começa a caminhar, vai só um dia e não persiste. Vai comer um chocolate BIS e acaba comendo dois, três, a caixa...Mas você sabe que o que tem que ser feito para emagrecer, não sabe? Você sabe que está fora do peso, que sua saúde e sua auto-estima estão abalados...Então, porque você desiste?

Porque você tem medo de emagrecer. Medo de sentir uma pessoa nova, diferente, medo das novas atitudes, medo de chamar a atenção por ser bonita, medo de não ter dinheiro para comprar roupas novas e magras, medo de não merecer ser bonita e chamar a atenção. Ah! Você está achando que eu estou exagerando? Sei....Mas sempre é mais confortável ficar numa situação que já conhecemos, não é mesmo? Se eu tenho medo de não ser capaz de emagrecer e ter uma nova vida, lógico que isso gera uma ansiedade...O problema é que o medo fica escondido...A gente não enfrenta ele. Enfrenta a ansiedade. O medo a gente só enfrenta se tiver coragem de mergulhar fundo nos nossos pensamentos e emoções. Mas sabe-se lá o que está guardado dentro do baú de nossa mente? Sim....dá medo mexer lá....

Outro exemplo:

Você está num relacionamento péssimo, que só te faz mal, mas não consegue imaginar a vida sem ele. Além do mais, vive estressada com medo que ele te abandone, que te traia, que você fique sozinha...Será que não é medo de ficar sozinha? Será que não é medo de achar que não merece coisa melhor? Será que não é medo de ir à luta? Ah....pode ser medo do que os outros vão falar....

Pense....por que você está ansioso? Qual situação te deixa tenso? Dinheiro? Família? Peso? Saúde? Então eu reformulo a pergunta: do que você tem medo? Enfrente seu medo e liquide sua ansiedade! Fácil? Lógico que não! Eu estou aqui escrevendo para vocês e “tentando” dar uma paulada em cada medo meu....Mas tô tentando...tem dias que eu mato a cobra, mas no dia seguinte ela volta... Mas eu tento.

Tem uma frase no Evangelho de São João que eu adoro e deixo ela aqui para vocês, para que vocês meditem sobre ela:

“Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...