terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coluna da Jô

Coluna da Jô

Você já fez a sua parte?

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Querem compartilhar algo aqui conosco? Escrevam! Mandem seus comentários e sugestões.

Hoje eu queria conversar com vocês sobre um texto que li essa semana. São só alguns pensamentos, divagações...Nada concreto. Apenas queria compartilhar com vocês um pensamento que me ocorreu essa semana. Vamos lá?

Tenho uma querida amiga espírita que me presenteou, essa semana, com um livreto de “Divulgação Espírita Cristã”. Aqui nessa coluna, não fazemos apologia a nenhuma religião, doutrina ou seita, pois respeito a fé de cada. Sempre tive e tenho amigos dos mais variados credos e isso nunca foi um problema na minha vida. Ainda bem, porque se não fosse por essa minha “tolerância religiosa”, jamais teria me deparado com um texto tão maravilhoso.

O texto em questão trata de um assunto muito interessante: “O Evangelho e o Esforço”. Diz assim o trecho: “Quando Ele cura um paralítico, diz em seguida: “Levanta-te e anda”. Ele devolveu os movimentos, mas a obrigação de levantar-se e de andar com o próprio esforço era do paralítico.”[1] E por que esse trecho me chamou tanta a minha atenção? Ah! Porque respondeu à VÁRIAS perguntas minhas e lançou luz sobre várias atitudes em minha trajetória. Querem saber?

Quantas vezes na minha vida, ou melhor, na nossa vida, reclamos dos acontecimentos de nossas vidas, das coisas ruins, da falta de sorte, da falta de amor, emprego, saúde, felicidade, etc? Quantas? Milhares? E quantas vezes pensamos que Deus não está olhando por nós? Mas, quantas vezes nós deixamos a oportunidade de lado, por medo, por insegurança? Quantas vezes nós pedimos à Deus um milagre e às vezes esse milagre vem na forma de uma chance para virar um jogo, virar uma mesa, e nós não “enxergamos” esse milagre, e nos deixamos vencer pelo medo e não agarramos essa oportunidade? Lembram-se do ditado: “Deus ajuda a quem cedo madruga?” Ou: “cuidado com que você pede. Você pode ter seu desejo realizado”. E aí? Sim, eu me pergunto: e aí? Você pediu um milagre, ou correu atrás de uma chance, e quando o milagre, a chance aparece, você simplesmente ou não enxerga a possibilidade de mudança de vida, porque está tão centrado no seu desespero, na sua dor, ou está com tanto medo, que não consegue “entender” os sinais e mudar a vida?

Jesus fez o milagre. Mas o paralítico teve que fazer a sua parte: andar. O esforço de andar era do indivíduo. E assim é a nossa vida: a gente precisa sair do buraco, uma corda é lançada, mas nós é que temos que agarrar a corda e subir até a abertura do poço.

Coragem! Isso é o que nos falta. Na minha vida, na sua vida. Quantas vezes desistimos de algo por puro medo? Medo de sofrer, medo de ser incompetente, medo de amar, medo de arriscar...

Às vezes estamos com graves problemas de ansiedade, de depressão. Sim! Medicação é necessária, mas coragem e vontade de mudar de atitude também é importante. Já ouviram a frase: “Nada muda se a gente não mudar”? Então....Mas é tão mais fácil sentar e reclamar da vida....É tão mais fácil se sentir vítima de tudo e de todos. É tão mais fácil chorar, lastimar, reclamar que o mundo está contra mim.

Porque para viver tem que ter coragem! O milagre vem: seja ele por meio de uma manifestação divina, seja pelas mãos de um amigo, de um telefone, uma carta, um convite, um remédio, um novo amor. Mas mesmo que o “milagre” caia na sua mão, no seu colo, ele por si só não faz nada sozinho. A manifestação divina precisa que você acredite nela; o amigo oferece o ombro, o consolo e te dá conselhos; cabe a você aceitá-los ou não. O telefonema sobre a nova proposta de emprego aconteceu; agora é sua vez de ir lá e mostrar porque a vaga é sua; uma carta de amor pedindo o perdão ou uma nova declaração de amor precisa da sua aprovação; o novo remédio precisa que você o aceite. Enfim: temos que fazer nossa parte! Não existe mudança sem atitude. Não existe milagre sem aceitação e vontade de mudar! A diferença é essa: coragem de mudar, de entender realmente o que é o milagre e como isso pode ser a porta para uma mudança na vida.

Portanto, da próxima vez que você se desesperar, chorar e rezar pedindo por um milagre, pare um minuto e pense na sua vida. Pense se o “milagre” já não aconteceu e você o deixou passar em branco....De repente a oportunidade surgiu e você a perdeu. Nunca é tarde. Apenas preste atenção na vida e nos sinais. E, coragem!

Deixo vocês aqui com um poema:

“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está
no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta
que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a
felicidade”.

Carlos Drummond de Andrade

Inté!



[1] Texto extraído do livro “Momentos com Chico Xavier/Adelino da Silveira – Edição: Grupo Espírita da Paz – Mirassol, SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...