terça-feira, 20 de setembro de 2011

Coluna da Jô

EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS

Oi gente! Tudo bem? Como passara a semana? Refletiram sobre os acontecimentos do 11/09? Querem partilhar algo conosco? Sintam-se à vontade.

Nessa semana gostaria de fazer com vocês, algumas reflexões sobre Educação. Não vou apresentar propostas e nem soluções. Colocarei aqui, pensamentos, meditações, divagações sobre o tema, para que possamos refletir juntos, ok?

Como vocês devem saber, nessa semana que passou, foram divulgados os resultados do último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Minha proposta aqui, não é avaliar os resultados das escolas e seus alunos; nem polemizar a respeito da eterna luta: escola pública x escola particular; também não vou entrar na discussão sobre metodologia e teoria de ensino ou correntes (Piaget, Paulo Freire, Construtivismo, ensino religioso, tradicional, voltado para o vestibular, ou escola estrangeira.). Não! Meu intuito aqui é ver que tipos de alunos estão frequentando nossas escolas. Qual o papel da escola, dos educadores, da família, da sociedade, na formação desses jovens? E a tecnologia e consumo: qual é o impacto? E a motivação de alunos, pais e educadores? Então, vamos lá?

Em primeiro lugar, quem são nossos alunos? Bom, muitos são filhos únicos, ou tem apenas um irmão. Mas muitos convivem com irmãos de vários casamentos, ou irmãos “postiços”. São filhos de casais separados ou que estão em segunda união. Esses dados podem ser comprovados pelas pesquisas do IBGE e da PNAD. Por que estou colocando isso? Porque a maioria das escolas (públicas e particulares), ainda se baseiam em regaras e valores que já se transformaram ao longo do tempo. A equação: pai+mãe=filho, hoje está mais complexa: pai/padrasto (ausente) + mãe/madrasta (ausente) = filhos da primeira união + filhos do outro cônjuge. Essas crianças, esses jovens, tiveram que se adaptar ao longo do tempo, às novas realidades. E se tornaram mais flexíveis, mais abertos, tanto em relação às coisas boas, quanto às ruins. Outro dado importante, é que tanto o pai quanto a mãe, trabalham fora de casa. Essas crianças/jovens, ficam sozinhos em casa, ou com babás, ou com empregadas domésticas, ou com outros familiares, ou em creches.

Por outro lado, nunca antes, foi tão fácil ter acesso à tecnologia, à interatividade, ou ao consumo. Essa geração está amplamente “antenada”, “ligada”, e por motivos que não discutirei aqui, são mais permeáveis e possuem mais facilidade em lidar com a tecnologia. Coisa que pais e educadores, na maioria das vezes, não conseguem.

Bom, mas nossa reflexão é sobre educação, não é? Vamos voltar à sala de aula, à figura chave: o professor.

Esse professor também é pai, mãe, filho. Pode estar na primeira ou segunda união. Pode ser uma mãe ou um pai solteiro. Tem uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, e quando chega em casa, além de corrigir deveres de casa e preparar aulas, tem todos os afazeres domésticos e os filhos para cuidar. Muitas vezes nem sabem mexer no computador. Ou se também são “antenados”, não o são na velocidade de seus próprios alunos e filhos. E eu nem vou entrar no mérito dos salários...

Então...Vocês viram que todas essas reflexões são pertinentes e intermináveis?

Mas eu quero me concentrar em um único e somente único ponto: o que acontece dentro da sala de aula? Em sua maioria, as salas de aula sofrem de “desmotivação”. Alunos desmotivados, indisciplinados, professores desmotivados, despreparados e cansados. E essa situação se perpetua ao longo do tempo.... Como sanar esse quadro?

Do lado do professor/educador, precisamos urgentemente de Políticas Públicas ligadas à Educação. Uma nova gestão em educação, com aumento do salário e capacitação regular. Mas isso só a longo prazo... Mas e a curto prazo? Aí passamos para o outro lado da moeda: o aluno. E como motivá-lo? Só uma maneira: pais e familiares.

Quantos pais/familiares você conhece, que dão livros de presentes aos filhos, ou os estimulam a assistir filmes estrangeiros com legenda, forçando a leitura? Quantos pais limitam as horas na frente do computador ou da televisão, mas não estabelecem “cotas” de leituras semanais? E não venham me falar que livro é caro: existem ebooks gratuitos e bibliotecas públicas onde se podem emprestar os livros.

Temos pais, mães, familiares, que trabalham fora e quando chegam em casa à noite, estão exaustos e precisam motivar seus filhos à estudar, a se interessarem pelos estudos. Não é mais fácil ligar a televisão ou o computador?

Como disse antes: não proponho soluções. Apenas REFLEXÕES. O que vocês acham? Deixem aqui seus comentários. Vamos refletir sobre o assunto, e, quem sabe, ajudar a vida escolar de nossos filhos.

Inté!

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