segunda-feira, 26 de novembro de 2012


COLUNA DA JÔ

A SEGUNDA-FEIRA


Oi gente!!!


Tudo bem? Como estão?

Hoje acordei e me deparei com esse maravilhoso texto do grupo APOIAR: www.apoiar.org.br

Espero que vocês gostem!!!

Oito dicas para acabar com o mau humor da segunda-feira

Ajuste a rotina para incluir pequenos prazeres e comece bem a semana.Encarar a segunda-feira desanima, ela é o dia útil mais distante do final de semana e está diretamente relacionada a preocupações com o trabalho, compromissos com horário e cansaço. Mas a má fama do primeiro dia útil da semana está com os dias contados no que depender da Ci

ência. Pesquisadores da Stony Brook University, nos Estados Unidos, descobriram que as terças, quartas e quintas podem tão entediantes quanto a segunda-feira após fazer uma enquete com 340 mil pessoas e descobrir que o humor delas só se altera (para melhor) nas sextas-feiras. Se é assim, então, o que está por trás da má vontade? "Concentrara atividades de lazer em poucos dias torna os restantes sem graça, marcados por aborrecimentos, o ideal é dar um jeito de adotar hábitos que deixam a segunda-feira mais agradável", afirma o psicólogo Odair Comin. Siga essas dicas dele e de outros especialistas para fazer esse dia mais feliz:


Comer seu prato favorito

Nada como fazer aquela refeição que você adora na segunda-feira. Segundo o psicólogo Odair Comin, de São Paulo, essa é uma mudança simples que certamente melhora nosso humor. "Escolher seu prato favorito é mostrar para a sua mente que você está cuidando do seu bem-estar", diz o especialista. "Praticar ações que lhe fazem bem retiram o espaço que a dor ou o mau humor teriam em seu dia."


Marcar para sair com os amigos

Muitas vezes um fim de semana não basta para ver todos os amigos. Então que tal marcar um programa em plena segunda? "A convivência com os amigos é essencial para conversar e colocar as ideias no lugar", diz a psicóloga Luciana Kotaka, especialista do Minha Vida.


Praticar exercícios

"Fazer exercícios pode melhorar a autoestima, combater a indisposição e até mesmo melhorar a memória", diz o educador físico e fisiologista do exercício Gustavo Lopes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Além disso, a atividade física libera os hormônios endorfina e serotonina, responsáveis por diminuir o estresse, deixando você mais relaxado, disposto e feliz. Experimente fazer uma caminhada ou se inscrever em um curso de dança para descontrair a sua segunda-feira.


Assistir a um filme

Os cinemas ficam lotados aos sábados e domingos, principalmente nas sessões noturnas. Mas dá para chegar de última hora para assistir a uma estreia na segunda-feira, mesmo nos shoppings mais concorridos. Além do conforto para escolher a sala ou a vaga para estacionar, você quebra a rotina de uma maneira simples e que dispensa planejamento, já que escolher um filme e comprara pipoca não dá o mínimo trabalho.


Fazer meditação

A meditação melhora o seu humor todos os dias, incluindo a segunda-feira." É uma forma de se conectar consigo mesmo e mentalizar bons acontecimentos para o dia que está começando", diz o psicólogo Odair. Acorde uns vinte minutos mais cedo e dedique esse intervalo para pensar como seriam as próximas horas se tudo ocorresse de acordo conforme os seus planos, sua disposição em agir para que os resultados positivos apareçam vai favorecê-los.


Fazer compras

No final de semana, as compras tomam o tempo que você poderia ocupar na companhia de pessoas querias ou mesmo descansando, sem contar as filas nos shoppings e supermercados. Deixar a tarefa para o início da semana, quando tudo está mais tranquilo, ajuda você a fazer escolhas mais cuidadosas, negociar com mais calma algum desconto e se distrair sem precisar enfrentar grandes tumultos.

Colocar a leitura em dia

Deixar os relatórios ou estudos de lado por alguns instantes e se dedicar a uma leitura prazerosa, seja se um livro ou uma revista, é um pequeno prazer durante o dia. "Esse descanso para mente ajuda você a começar a semana de maneira mais relaxada, sem o peso de uma leitura trabalhosa", diz Luciana Kotaka.

Adiantar o happy hour
Se você é do tipo que não vê a hora de chegar sexta feira para sair com os amigos do trabalho, experimente adiantar o happy hour uma vez ou outra. Dá para colocar em dia as novidades do final de semana, esperar o trânsito diminuir e voltar para a casa com a sensação de que a segunda-feira ficou para trás há muito tempo. O único cuidado especial é com o excesso de bebida alcoólica, porque o exagero pode prejudicar seu rendimento com uma terrível ressaca.
 
Gostaram?
 
Pensem nisso!
 
Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...