terça-feira, 13 de setembro de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Querem compartilhar algo com a gente? Colocaram alguma sugestão em prática? Eu evitei maus pensamentos!! E vocês? Fizeram algo?

Gente, infelizmente o tema dessa semana não poderia ser outro: o 11 de setembro. O ataque às Torres Gêmeas em New York em 2001. Aposto que todos vocês já leram, ouviram ou viram reportagens sobre o assunto. Talvez nem aguentem mais o assunto. Mas como não pensar à respeito?

Um canal de TV à cabo, Globonews, colocou uma citação sobre os atentados, que eu achei super pertinente, e o coloco aqui, para que possamos conversar sobre isso: “Um dia eu fui dormir e quando acordei, o mundo tinha mudado...” Sim. E foi exatamente isso que aconteceu conosco e com o mundo. No dia 10 de setembro de 2001 o mundo era de um jeito. Depois das 09 horas da manhã do dia 11 de setembro de 2001, o mundo mudou. Ah! Você acha que isso não afetou sua vida? Afetou sim! E muito! De uma maneira que você nunca imaginou. Vamos conversar sobre isso?

Bom, a primeira coisa que vem à minha mente quando eu me lembro daquele dia, são as imagens dos aviões se chocando, primeiro com uma torre, depois com a outra. Acho que nunca vou me esquecer dessas cenas. Pessoas desesperadas, presas em andares tomados pelas chamas, se jogando pelas janelas, lançando-se num mergulho rumo à morte, evitando a morte pelo fogo, e a encontrando mesmo assim, no asfalto lá embaixo.

A queda das torres, primeiro uma, depois a outra, a gigantesca nuvem de fumaça, pó, cinza, metal, pessoas correndo atônitas e desesperadas, são imagens que eu jamais esquecerei.

Essas imagens inauguraram um novo tipo de cobertura jornalística: a cobertura ao vivo de tragédias mundiais. Talvez esse tipo de cobertura jornalística já existisse (lembram-se da cobertura da Guerra do Kwait, na década de 90?) e foram apenas aprimoradas. De qualquer forma, agora acompanhamos tragédias ao vivo, em tempo real, seja na TV, na internet, no celular. Eu me lembro dos milhares de relatos das pessoas que estavam em New York naquele dia, mandando notícias ao vivo, para o site do UOL (www.uol.com.br). A quantidade de informações que esse dia gerou, foi impressionante! O mundo inteiro soube o que aconteceu no exato momento que as coisas aconteceram.

Outro fato importante foi que essa tragédia nos colocou cientes que pessoas perturbadas, malvadas e maniqueístas, existem em todos os lugares, em todos os países, entre todas as raças e religiões. Infelizmente, “árabe”, “mulçumano”, virou sinônimo de “terrorista”. Esse conceito vai demorar a desaparecer nas pessoas. O preconceito contra mulçumanos aumentou em larga escala. Preconceito sempre é perigoso, sempre gera violência, pois é fruto da ignorância alheia.

O 11 de setembro de 2011 também me levou a descobrir que, para a maldade alheia, não existem fronteiras geográficas. Qualquer país, qualquer pessoa, pode ser afetado.

Esse atentado também me deixou preocupada: o Brasil poderá, um dia, ser alvo dessas pessoas? Não sei...Mas com Copa do Mundo em 2014 e Olimpíadas em 2016, sabe-se Deus que tipo de gente vai aparecer por aqui...

Por fim, essa tragédia me deixou pesarosa, triste e pessimista em relação ao futuro...

E você? O que você acha? Escreva aqui sua opinião, sua impressão...

Você que leu esse texto até o fim: tenho um pedido a fazer. Por favor, faça uma oração por todos que se foram nesse dia, por todos que perderam alguém nessa tragédia, ou que foram injustiçados. Aproveito e peço que sempre rezem à Deus para que o mundo melhore, que a maldade, a ignorância, o preconceito, a exclusão social e financeira, a violência e o terrorismo, sumam da face da Terra.

Amém!

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...