sexta-feira, 17 de junho de 2011

Papo & Prosa

Este texto é bem simples e trata o assunto de maneira mais leve e didática.
Achei outros, mas me pareceram meio "pesadões" para o blog.
Cuidados com a Postura

A má postura pode ser causa de várias lesões. Cuidar da postura no trabalho, no lazer e em casa, fazer caminhadas e alongamentos são atitudes que promovem a saúde e ajudam a combater as lesões posturais. Muitas pessoas são acometidas de dores no corpo, principalmente nas costas, e somente depois de algum tempo percebem que sua postura estava errada. A educação postural é algo que se deve cuidar desde a infância. Para evitar problemas na idade adulta.

Uma pessoa com a coluna alinhada tem mais disposição. Isso porque os órgãos internos trabalham melhor já que não ficam pressionados pela acomodação inadequada das vértebras. E não é tão difícil conseguir isso. Consciência corporal e alongamento são maiores aliados nessa conquista. A prática de diversos exercícios que exijam boa coordenação motora e controle do corpo traz resultados rapidamente. Outro defeito da má postura é o costume de manter a cabeça inclinada para frente, um indício típico de auto-imagem negativa e depressão, ao ficar sentado ou andar com a cabeça inclinada para frente, a parte superior da coluna e os músculos do pescoço são comprimidos causando uma tensão que pode tornar-se crônica e com conseqüências como dor de cabeça e artrite nessa região.

Segundo alguns ortopedistas, para se ter uma postura correta é preciso praticar atividade física regularmente, corrigir sempre a própria postura nas atividades diárias domésticas e/ou profissionais, mantendo a coluna ereta o tempo todo.

Existem três curvaturas naturais na coluna vertebral, que são a escoliose, a cifose e a lordose. Quando um ou mais destes desvios são acentuados ou diminuídos, caracterizam-se desvios posturais, os quais podem ser congênitos ou adquiridos.A má postura leva inicialmente a dor e depois a uma deformidade que pode tornar-se irreversível (geralmente em pacientes idosos).

Os dentistas, os digitadores, entre outros, podem ter uma postura afetada pelo trabalho. Na verdade, todos os trabalhos, sejam eles em pé ou sentados, necessitam de uma ergometria correta (posição e tamanho da cadeira, da mesa, do computador, do teclado, etc...) para prevenir defeitos posturais. Uma doença se desenvolve como resultado do desgaste dos tecidos do corpo – articulações, ligamentos, tendões, nervos e músculos. A postura, a repetição e os movimentos onde há constante esforço são fatores que propiciam a LER (Lesão por Esforço Repetitivo).

O sono mal dormido (tenso) pode influenciar na postura. O período de repouso também é importante, preferencialmente intercalado entre os períodos de trabalho, dando oportunidade aos músculos para relaxarem.

Os benefícios de uma bela postura

Enquanto uma postura inadequada causa tantos problemas para nosso corpo, o contrário pode fazer milagres. Dentre os benefícios estão melhor disposição, melhor aparência, redução da sobrecarga sobre os músculos e articulações e melhora da autoconfiança.

Então, vamos lá...peito para fora e abdômen para dentro...


Rose Fontoura
Acadêmica de Educação Física (Feevale).
 
Fonte: Gramado Site

Postagem enviada por: Luiz Alberto Bernardo
Ilustração por: Debs-Chan

Um comentário:

  1. Menina, esse post caiu feito uma luva na minha semana, pois estou com uma enorme dor nas costas e acredito que seja postura (tanto pra sentar/andar, quanto pra dormir). Eu sempre fico observando a minha postura, pois tenho tendência a ficar meio corcundinha e largada, rs. mas as vezes me distraio e não percebo.
    Obrigada pela informação do texto, vai me ajudar. (:

    Bisous =**

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...