terça-feira, 1 de novembro de 2011

Coluna da Jô

Coluna da Jô

Concentração

Oi gente!

Tudo bem? Como passaram a semana? Querem dizer alguma coisa? Deixem aqui seus comentários e sugestões.

Hoje eu queria conversar com vocês sobre um problema que tenho e, infelizmente, várias pessoas estão sofrendo do mesmo mal: falta de concentração! O que você acha desse tema? Tem esse problema também? Então, vamos conversar sobre isso? Prontos? Vamos lá!

Bem, como já disse aqui em outra oportunidade, eu só sei pensar se estiver com uma caneta e papel. Invejo quem consegue se sentar em frente ao computador já sai escrevendo. Eu não consigo. Fico lá sentada encarando a tela, esperando que a tela fale comigo...E às vezes ela “fala”, porque eu ligo o “skype”, começo a conversar com meus amigos e a tarefa com a qual eu havia me comprometido, é deixada de lado...Porque me disperso, me distraio facilmente, não me concentro.

Outro dia, na academia de ginástica, me perguntaram por que eu não uso as “luvinhas” que impedem a formação dos calos nas mãos, quando praticamos musculação. Eu disse que gostava de “sentir meus calos”, pois me lembravam que eu estava fazendo exercícios e cuidando da minha saúde. E, se eu usasse as tais luvinhas, eu ia ficar me concentrando nas luvas: se estavam colocadas certas, se não iriam sair, se estavam suadas, ou seja, minha mente iria se distrair da atividade física e se concentrar nas luvas...O engraçado foi que ouvi de uma das pessoas presentes, que isso significava que eu tinha “alma de artista”. Olha, eu não concordo não. Acho que é falta e concentração mesmo, e imaginação fértil demais. É por isso que eu amo Yoga: se você se desconcentra um minuto, você ou não consegue fazer a postura, ou cai (e como eu caí!).

No meu ponto de vista, falta de concentração é falta de estar focado no “aqui, agora”, no presente. Sempre estamos pensando no que vai acontecer, no que temos que fazer, no que já passou, nos preocupamos tanto com o que já passou e com o que vai acontecer, que não conseguimos nos concentrar no que está acontecendo exatamente nesse momento! É um exercício diário. Não é fácil. Sempre que percebo que não estou aqui (porque até isso, perceber que estamos “longe” é difícil), trago a minha mente o mais rápido possível para o presente.

Então, minha sugestão para essa semana é: FIQUE AQUI, AGORA! Fique no tempo presente e seja feliz agora! Feliz já! Vamos tentar?

Boa Semana!

Seja Feliz!

Inté!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...