terça-feira, 22 de março de 2011

Coluna da Jô

Cheguei!!!  parte 1:

Oi Gente! Eu sou a Joely, a Jô. Graças à Deborath, a partir de agora, todas as terças estarei por aqui. Não sou escritora, nem poeta, apenas gosto de compartilhar alguns pensamentos... Às vezes vocês poderão gostar...Outras vezes discordar...Mas o importante é ler, refletir.
Sou paulista de nascimento, mas moro aqui no cerrado mineiro, em Uberlândia. Casada (e muito bem casada!), 39 anos, uma filha linda e sapeca de quase 3 anos. Eu sou formada em Economia, trabalhei como voluntária em programas de geração de renda, e como professora universitária em cursos de Economia e Administração; mas minha paixão é a História: História da América Portuguesa e História da Religião. Por causa disso, fiz mestrado e doutorado nessa área. Agora? Bom, agora eu sou mãe em tempo integral, leitora voraz e professora voluntária num curso de alfabetização de adultos.
A Deborath me pediu que nesse post eu me apresentasse. E a partir dessa apresentação foi que surgiu a idéia para esse novo texto: a paixão (a minha paixão) por leitura.
Minha paixão por leitura vem da minha infância. Via meu pai lendo e queria aprender a ler....Com 4 anos aprendi a ler e não parei mais. Ler me transportava (e me transporta) para um mundo diferente, só meu. Nesse mundo, adapto as realidades conforme meus gostos e interesses. Não sei se é um mundo melhor, mas é o meu mundo. Meu refúgio e é só meu...
A melhor frase para explicar essa paixão, achei por acaso num texto de circulação na internet: “Na prática somos casados com a realidade, mas só pensamos em nossa amante: a fantasia”[1].Ou seja, ler estimula a imaginação e nos faz sonhar. A leitura nos proporciona um refúgio seguro e saudável dos acontecimentos (e aborrecimentos) de todos os dias. A realidade continua ali; e temos que enfrentá-la e fazer de tudo para que a nossa vida seja plena e feliz. Mas às vezes precisamos de um descanso... Então chamamos nossa amiga, “a fantasia”.
Já ouvi muitas críticas pelo meu hábito voraz de ler. As pessoas geralmente não entendem porque prefiro comprar livros à comprar roupas! Simplesmente me acham louca ou excêntrica...Tenho vontade de simplesmente dizer: “prefiro vestir a minha imaginação do que o meu corpo”, mas tenho medo que me internem no hospício.
Realmente não entendo como alguém pode gastar tanto dinheiro com celular, TV, carro, e não com livros... As pessoas mobíliam a casa, mas se esquecem que a alma e a mente também precisam de mobílias. E essas são conquistadas através da meditação e da leitura. Não precisa ser nenhum tratado acadêmico. Basta um gibi, um livro do Asterix, do Monteiro Lobato ou do Harry Potter...
Bom, hoje eu vou parar por aqui. Na próxima semana eu acabo esse texto. Por favor, tentem durante essa semana, durante 15 minutinhos, ler alguma coisa que lhes façam sorrir, quem sabe chorar, mas que lhes façam imaginar... E na próxima terça eu continuo dizendo quais leituras têm mobiliado a minha mente.
Inté!
P.S. Sabem como eu conheci a Debs, a dona do blog? Lendo...Semana que vem eu conto do nosso “encontro”. Beijos.



[1] Corso, Diana & Mário in: A psicanálise na Terra do Nunca, retirado da coluna de Eliane Brum, retirada do site da Revista Época.

5 comentários:

  1. Estarei acompanhando vcs... muito prazer Joely... Um beijo Dé

    ResponderExcluir
  2. Nossa que massa!!!!!
    As duas parabéns pela ideia!!!!

    Juro que eu não entendi quando a debs falou "Coluna da Jo" rsrsrsrs

    beijos e Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Jô irmã!!

    Amei o texto...refletiu exatamente o que sinto quando estou lendo...Minha Nossa!!

    Parabéns irmã Debs por esse seu cantinho tão especial e para a irmã Jô pelo texto maravilhoso...Parabéssss!!

    Vou estar sempre por aqui checando as novidades!!

    xero

    xero

    ResponderExcluir
  4. Olá Irmãs Debs e Joe!
    Como sempre adoreii o novo post e a coluna! rs
    Joe querida, me vi por todo seu texto!
    Vc conseguiu expressar muito bem meus sentimentos em relação aos livros, meus velhos amantes! rsrs
    Estou aguardando ansiosa a continuação! :)
    Grande bj para as duas!

    ResponderExcluir
  5. É, lendo o que escreveu te vi na minha frente, como nos velhos tempos!!! Amanhã, vou ler a continuação dessa contadora de histórias... Histórias da Jô!

    ResponderExcluir

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...