domingo, 27 de maio de 2012

Demências



As limitações na memória são comuns com o avanço da idade e também na vigência de quadros psiquiátricos, mas quando isso se torna grave, ao ponto de comprometer as Atividades de Vida Diária, pensamos sempre em um possível quadro demencial. Neste texto pretendo falar das Demências mais prevalentes, dentre elas o Alzheimer. 

O que é Demência? 
Demência é o quadro caracterizado por limitações graves de memória, afetando também o poder de julgamento e a orientação no tempo e no espaço. O paciente tem que estar em seu perfeito estado de consciência, ou seja, não se encontrar sonolento e nem estar internado ou tratando de outro quadro médico. 

As funções cognitivas (explicadas mais adiante no texto) vão se alterando cronicamente. Observamos, na maioria das vezes, o comprometimento maior de uma das funções. 

Os sintomas devem, necessariamente, resultar em um comprometimento significativo do funcionamento social ou ocupacional, comparando-se ao que era anteriormente. 

A demência pode ser reversível ou permanente, progressiva ou estática. Apenas 15% apresentam um quadro passível de resolução, o restante necessita de acompanhamento e tratamento contínuo e regular para melhora da qualidade de vida. 


Quem pode ter? 

A Demência é basicamente uma doença que atinge os idosos, ou seja, a população acima dos 65 anos, mas pode ocorrer anteriormente. Cerca de 1,5% da população nessa faixa etária vai ser acometida, e a incidência só aumenta com a idade. As mulheres são mais acometidas, e existe uma herança genética associada. Pessoas com maior escolaridade demoram mais para apresentarem os sintomas quando acometidas por uma demência. 


Quais são os tipos de Demência? 

A Demência mais comum é a Demência do tipo Alzheimer (DA), cerca de 60% de todas as pessoas acometidas por um quadro demencial possuem esse tipo. A segunda mais prevalente é a Vascular. Juntas são responsáveis por 75% dos quadros. Temos ainda Demências causadas por uso de substâncias (álcool), causadas por Traumatismos Cranianos, pela doença de Parkinson dentre outras. 


O que é Alzheimer? 

Foi inicialmente descrita em 1907 e possuí um forte componente genético. Nela, observamos a deposição de placas senis no cérebro, o que leva a deterioração das suas funções. Embora geralmente se inicie após os 65 anos, também pode ser de início mais precoce, podendo ter ou não perturbação do comportamento do indivíduo acometido. Apresenta-se de forma lenta e gradual, e finda com um paciente totalmente dependente para todas as AVD. 

È irreversível, mas o tratamento correto pode retardar a evolução. 


O que é Demência Vascular? 

Mais comum em homens, especialmente os que possuem Hipertensão Arterial Sistêmica (o que chamamos popularmente de Pressão Alta). O que ocorre são pequenos infartos, como aqueles que vimos no coração, só que no cérebro, comprometendo o funcionamento do mesmo. 


Como é feito o diagnóstico? 

O Diagnóstico das demências é feito através de uma conversa longa e detalhada com o paciente e com a família. Existe também um teste facilmente aplicável e de muito resultado chamado de Mini Exame do Estado Mental (MINI MENTAL) no qual perguntamos diretamente ao paciente sobre os sintomas. Além disso, são necessários exames de sangue e de imagem do cérebro. 


Como prevenir? 

Mudanças na dieta, controle da pressão e de outras doenças clínicas, atividade física regular, tudo isso pode ajudar na prevenção dos quadros. Além disso, melhorar os conhecimentos, exercitar o raciocínio lógico, e procurar ajuda médica psiquiátrica o mais rápido possível é indispensável. Ter uma vida ativa pode ser crucial no prognóstico. 


Tratamento? 

O tratamento adequado do portador de Demência é realizado por uma equipe multidisciplinar. Precisamos do acompanhamento psiquiátrico, do psicológico, do terapeuta ocupacional, da nutricionista, além de uma equipe de enfermagem especializada em casos mais avançados. 

Não podemos descuidar também do tratamento dos familiares, que passam por uma situação de estresse extremo e podem desenvolver um quadro de Burnout e depressão. Eles devem ser orientados por toda a equipe da forma mais correta e direta possível. 

Existe também a necessidade de medicações apropriadas para cada caso.


Artigo de autoria da Dra. Thaís Zélia dos Santos (Médica Psiquiatra, CRM-SP 125.720) 


Fonte: Medicina do Comportamento 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Coluna da Jô


COLUNA DA JÔ
CÉU E INFERNO

            Oi gente!
            Tudo bem?
            Como passaram a semana? Gostariam de fazer algum comentário, crítica, sugestão? Fiquem à vontade.
            Essa semana eu encontrei um texto lindo da Anita Godoy (http://www.anitagodoy.com.br/), e gostaria de compartilhar com vocês para fazer uma reflexão à respeito. Estão prontos? Vamos lá:

Um samurai corajoso e de temperamento violento foi a um mosteiro à procura de algumas respostas para suas inquietações. Lá foi recebido por um monge jovem e franzino.
    Olhando o frágil corpo vestido com uma roupa cor ocre, o Samurai disse, prepotente:
    - Quero saber sobre o céu e o inferno.
    O monge olhou para o guerreiro e respondeu com enorme desprezo:
    - Ensinar-lhe sobre o céu e o inferno? Como poderia ensinar alguma
coisa? Olhe para você mesmo: imundo, malcheiroso. Você envergonha os samurais. Saia daqui! Não suporto a sua presença!
    O samurai, atônito a princípio, foi tomado de fúria e tremia de ódio, com o rosto cor de púrpura e os lábios trêmulos. Tentava em vão balbuciar algumas palavras. Puxou a espada violentamente e preparou-se para cortar a cabeça do pequeno monge.
    - O Inferno é isso - disse o monge fixando-o nos olhos docemente.
    O samurai deteve a espada no ar assombrado. A dedicação ao serviço e a fraternidade compassiva do monge o levaram a arriscar a própria vida para que ele sentisse o inferno. O guerreiro sentiu o coração aquecido pelo sentimento de gratidão e companheirismo. Olhou para o monge, com a mente pacificada.
    - Isso é o céu - disse o monge, com serenidade.

Céu ou inferno, são estados de espírito que carregamos dentro de nós. Escolha como deseja viver.”

            Então, gostaram do texto? O que vocês acharam? Como você vive: no céu ou no inferno? Com ódio de tudo e todos, ou tentando aprender a lidar com cada situação, procurando dar o melhor de si mesmo e tentando tirar de cada momento turbulento da vida, uma lição?
            É fácil colocar a culpa nos outros, nas atitudes alheias e passar a vida sendo uma eterna vítima....Difícil é tomar as rédeas da vida e ter coragem de arriscar, de ser feliz e viver em paz consigo mesmo e com os outros.
            Pense nisso!
            Inté!

            

sábado, 12 de maio de 2012

Os Vingadores - The Avengers


Sinopse e detalhes
Loki (Tom Hiddleston) retorna à Terra enviado pelos chitauri, uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. Com a promessa de que será o soberano do planeta, ele rouba o cubo mágico dentro de instalações da S.H.I.E.L.D. e, com isso, adquire grandes poderes. Loki os usa para controlar o dr. Erik Selvig (Stellan Skarsgard) e Clint Barton/Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), que passam a trabalhar para ele. No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo.
Gente, fui assistir este filme domingo passado, queria já ter postada esta dica pra vocês durante a semana, mas não tive tempo T-T
Os Vingadores é um dos melhores filmes - senão o melhor - baseado em histórias em quadrinhos. O mais legal é já conhecemos cada um de seus personagens e suas histórias por terem sido lançadas à parte. Cada um dos personagens possui seu filme próprio, então quando vemos todos reunidos nesse, não ficamos tão surpresos ou perdidos no enredo. E não se engana quem pensou que isso foi jogo de marketing da Marvel. 
É isso mesmo! Quando cada um dos filmes sobre estes personagens foram lançados, o estúdio já estava com a mente voltada para o lançamento dos Vingadores.
O único ator "novo" entre o time de super-heróis é o Mark Ruffalo, que nesta empreitada interpreta o Hulk, mas em nenhum momento deixou a desejar.
Quanto aos demais heróis, estavam todos ótimos em seus personagens.
Devo dizer que ri e me diverti muito assistindo esse filme, porque, além de muita ação e efeitos especiais, o filme conta com diálogos ótimos, cheios de referências, humor e sarcasmos.
Robert Downey Jr. arrasou, mais uma vez, como Tony Stark/Homem de Ferro, parece que o personagem foi feito sob medida pera ele!rsrs
A interação entre os atores/personagens foi simplesmente PERFEITA!
Realmente é um filme que eu RECOMENDO!

Pra quem curte críticas de profissionais, indico a crítica do Renato Marafon do site CinePop que é ótima!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Coluna da Jô


COLUNA DA JÔ
A MENINA E A ÁRVORE

Oi gente!
Tudo bem? Como passaram a semana? Gostariam de fazer um comentário? Fiquem à vontade, ok?
Hoje eu quero contar uma história. Prontos? Vamos lá?
Era uma vez uma menininha que morava com seus pais numa casa que tinha um quintal enorme. Nesse quintal existiam muitas árvores, flores, plantas. Os passarinhos estavam sempre lá, faziam seus ninhos. A menininha vivia feliz brincando no meio das plantas, das flores, correndo atrás dos passarinhos, das joaninhas, minhocas, tatuzinhos, etc. Quando a noite chegava, era hora de procurar vaga-lumes. E a menininha viva feliz no seu quintal, ao lado do papai e da mamãe.
Um dia o papai da menininha chegou no quintal a muda de uma árvore. Disse para a menininha que ela iria plantar uma árvore.
A menininha ficou eufórica com a novidade. Uma árvore! Uma árvore só dela! Ela iria plantar uma árvore e os passarinhos iriam fazer ninhos e morar na árvore dela.
A menininha, então, começou a encher seu pai de perguntas: como é a árvore? Qual o tamanho dela? Qual fruto ela dá? Como se planta uma árvore?
Enquanto a menininha enchia seu pai de perguntas, ele começou a cavar um buraco, a preparar o canteiro e disse para a menininha:
- Minha filha essa árvore se chama mangueira. Agora ela é pequenininha igual à você. Mas um dia ela vai crescer e dar lindas e saborosas mangas. Dizendo isso, pegou na mão da filha  e a ajudou a colocar a muda da árvore no canteiro.
O tempo foi passando. A menininha já não era mais tão pequenina. E a muda da mangueira também crescia sob o olhar vigilante da menina. Foi nos galhos dessa árvore que a menina aprendeu a subir em árvores. Foi por causa dessa mangueira que a menina aprendeu que de uma simples plantinha, nasce uma grande árvore. Foi graças à essa mangueira que a menina aprendeu que há uma época certa para colher frutos. E tudo que não for regado e cuidado com amor, um dia morre.
Os anos se passaram. A menina virou moça. Seu pai foi embora. A árvore derrubada. A casa com quintal, vendida. Mas as lições que a mangueira ensinou à menininha, permaneceram em seu coração. Hoje ela ensina seus netos a plantar sonhos e colher realizações.
E você: já plantou um sonho? Ele já deu algum fruto?
Pense nisso!
Inté!

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...