quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Origem do Ursinho de Pelúcia


Duas histórias explicam a criação do urso de pelúcia. Uma versão conta que o urso de pelúcia foi inventado no século 19, nos EUA, e ficaram conhecidos como "teddy-bear" por um motivo curioso: o presidente americano Theodore Roosevelt se recusou a participar de uma caçada de ursos em 1902. Um fabricante de ursinhos de pelúcia decidiu batizá-los de 'teddy-bear' em homenagem à atitude de Roosevelt (Teddy é apelido de Theodore). 

Uma outra versão aponta sua origem para Alemanha: o desenhista de brinquedos alemão Richard Steiff viu uma apresentação de ursos de verdade em um circo quando visitou a América e teve a idéia de fazer um urso de brinquedo com braços e pernas articulados que pudesse virar a cabeça como uma boneca. Em 1903, ele exibiu seu novo brinquedo, Friend Petz, na Feira de Brinquedos de Leipzig. 

Diferentemente dos ursos de pelúcia mais modernos, os ursos de pelúcia antigos foram desenhados para se parecerem com ursos reais. Por isso, tinham uma corcova grande entre os ombros, braços longos, finos e curvados, as pernas com tornozelos estreitos que terminavam em grandes pés, o quadril sempre largo e um longo nariz.

Algumas curiosidades sobre os ursos de pelúcia: Usavam-se botões de bota ou vidro para os olhos e veludo ou feltro para as almofadas dos pés. Os olhos de plástico e almofadas de pé sintéticas geralmente datam das décadas de 1950 e 1960. Os membros eram conectados ao corpo com hastes de metal e tinham duas articulações de braço, duas articulações de perna e uma articulação de cabeça. A partir de 1905, eles passam a ter articulações de disco de madeira, o que permitia os movimentos. Tradicionalmente, o corpo era a última parte do urso de pelúcia a ser estofado e geralmente costurado à mão. O mohair – tecido feito de pêlo de cabra – era o mais usado. Eram estofados com aparas de madeira, chamadas de lã de madeira. Na década de 1920, outras fibras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...