segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Doenças Psicossomáticas


As doenças psicossomáticas podem exercer ação na saúde do corpo de maneira intensa. 

A hipófise, uma glândula que possui ligação com a região do hipotálamo no cérebro, é a responsável pelo mecanismo que desencadeia a doença, uma vez que ela produz hormônios que controlam todas as funções do organismo. 

As emoções e sentimentos mais fortes são percebidos pelo hipotálamo, estas emoções alteram as funções do hipotálamo e sua conexão com a hipófise. As doenças respiratórias, de pele, circulatórias e gastrointestinais causadas ou agravadas pela tensão nervosa são resultados desta alteração. Sendo assim, pode-se dizer que as doenças psicossomáticas têm componente psíquico, a manifestação de doenças orgânicas é ocasionada por problemas emocionais. 

O corpo possui suas próprias defesas, ou seja, ele manifesta, coloca para fora as emoções que às vezes a pessoa tenta esconder por meio de tremor, dores de barriga, gestos e travamento de dentes.


“Isso é coisa da sua cabeça”

“Você não tem nada, é psicossomático, está apenas somatizando”.

Muitos usam essas frases como acusação contra as pessoas que passam por doenças psicossomáticas.Mas saiba que o fato de possuir doença psicossomática ou passar por somatização não significa que não há doença. Isso é injustiça com a pessoa que passa por sofrimentos e doença real.

Alguns dizem que somente três modalidades das doenças não são de origem psicossomática:

-Congênitas: quando a pessoa nasce com uma má formação ou deformação.

- Ambiental: Quando ações externas são causadoras de doenças como impactos, gazes, radiação, vírus, etc.

- Genética: Quando a pessoa recebe de seus pais genes relacionados à doenças.

Mas na realidade apenas um psicólogo ou psiquiatra pode diagnosticar corretamente se sua doença tem origem psicossomática ou não.

Doença psicossomática ou somatização: Qual a diferença?


Somatização:

Presença de sintomas físicos mas não há doença orgânica. A causa destes sintomas é emocional. Por exemplo: Na síndrome do pânico a pessoa apresenta sintomas organicos idênticos ao ataque do coração, ou à problemas intestinais, mas o médico não detecta cardiopatia alguma em seus exames.



Doença Psicossomática:

Presença de alterações clínicas detectáveis por exames de laboratório, ou seja, o corpo da pessoa apresenta danos físicos. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica. Em situações de forte estresse emocional o corpo reage como que “informando” que algo não está bem.

Alguns exemplos:

Pele – irritação, alergias, coceiras, vermelhidão .

Estômago – má digestão, enjôos, vômitos, azia.

Intestino – diarréia.

Garganta – Irritação, tosse, dificuldade para respirar, dor e inflamação.

Sistema imunológico - gripe, herpes, etc.

Cabeça - dores, enxaqueca.


Poder da mente?

O que a psicologia e o processo de psicoterapia nos mostra é que se a mente pode produzir algo ruim também pode ter a capacidade de reverter. Alguns chamam isso de poder mental, mas não se trata de nada esotérico, mas apenas da capacidade que todos temos de influenciar nosso corpo, e já que você faz isso involuntariamente que tal aprender a “dominar” sua saúde física e mental?

Conte sempre com um psicólogo para acompanha-lo neste processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...