quarta-feira, 31 de agosto de 2011

10 Fatos curiosos sobre os sonhos

 
10. Os cegos também sonham
 
Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e suas emoções. É difícil para pessoas que enxergam imaginar, mas o a necessidade dos sonhos para o corpo é tão forte que os cegos podem virtualmente manipular todas as situações com as quais sonham. » 5 Passos para parar de fumar definitivamente

9. Você esquece 90% dos seus sonhos
 
Depois de cinco minutos acordados a metade do sonho já foi esquecido. Em 10m, 90% já se foi. O famoso poeta Samuel Taylor Coleridge acordou uma manhã depois de ter um fantástico sonho (possivelmente induzido pelo ópio) e começou a descrever seu “visão em um sonho”, que é um dos poemas ingleses mais famosos: Kubla Khan. Depois de haver escrito 54 linhas ele foi interrompido por um visitante indesejado. Samuel retornou ao seu poema, mas não pode lembrar o resto de seu sonho. O poema nunca foi concluído.
Curiosamente: o autor Robert Stecenson inventou a história do Doutor Jeckyll e Sr. Hyde enquanto estava dormindo. Frankenstein, de Mary Shelley, também foi filho de um sonho da autora.

8. Todo mundo sonha
 
Com exceção de algumas pessoas com distúrbios psicológicos extremos todo o restante de nós sonha. Homens tendem a sonhar mais com outros homens, enquanto a mulher tende a sonhar igualmente com pessoas de ambos sexos. Ambos experimentam reações físicas aos seus sonhos não importando se ele tenha ou não natureza sexual; homens têm ereções e nas mulheres aumenta o fluxo sanguíneo vaginal.

7. Os sonhos previnem psicose
 
Em um estudo recente sobre o sono, estudantes que foram acordados no início de cada sonho, mas mesmo assim puderam dormir suas oito horas de sono. Todos experimentaram dificuldades de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas três dias. Quando eles finalmente foram autorizados a dormir durante o sono REM (Rapid Eyes Movement em inglês ou movimento rápido dos olhos; é o sinal fisiológico de que começamos a sonhar durante o sono), seus cérebros compensaram o tempo perdido aumentando muito o percentual de sono realizado no estagio REM.

6. Nós sonhamos apenas sobre o que conhecemos
 
Nossos sonhos são frequentemente cheios de pessoas estranhas que desenpenham certos papéis. Você sabia que a sua mente não está inventando estas faces? Elas são rostos reais de pessoas que você viu durante a sua vida, mas pode não se recordar. O algoz de seu último pesadelo pode ter sido o caixa da padaria em que o seu pai comprava pão quando você era criança. Como todos vemos centenas de milhares de rostos por dia é possível que tenhamos um suprimento infindável de personagens que nossa mente por utilizar durante os sonhos.
Existe uma ciência que afirma que os sonhos são manipulados em realidade pelo próprio espírito individual, como uma espécie de comunicação.


5. Nem todos sonham em cores
 
Existem pessoas com visão normal (12%) que sonham exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. Há também temas comuns para os sonhos, que são situações relacionadas à escola, ser perseguido, tentar correr e mesmo assim se mover vagarosamente, experiência sexuais, cair, atrasar-se, uma pessoa viva atualmente estar morta, dentes caindo, voar, reprovar em um exame ou acidente de carro. É desconhecido se o impacto de um sonho relacionado a violência ou morte é mais emocionalmente carregado para a pessoa que sonha em cores ou para as que sonham em preto e branco.

4. Os sonhos não são sobre o assunto que parecem tratar
 
Se você sonha sobre algum assunto em particular não é comum que o sonho seja realmente sobre isso. Os sonhos nos falam em uma linguagem profundamente simbólica. A mente consciente tenta comparar seu sonho a outra situação ou coisa similar. É como uma analogia em uma poesia que diz que as formigas são como máquinas que nunca param. Em um sonho você nunca compara algo com esse mesmo algo, assim como na poesia, por exemplo: “Aquele belo pôr-do-sol era como um belo pôr-do-sol”. Portanto seja qual for o símbolo que o seu sonho escolha é muito improvável que o propósito do sonho seja o símbolo em si.

3. Quem pára de fumar tem sonhos mais vívidos
 
Os tabagistas que fumaram por muito tempo e pararam reportaram mais sonhos vívidos do que eles normalmente teriam. Em adição, de acordo com a revista científica Journal of Abnormal Psychology “entre 293 fumantes que se abstiveram entre uma e quatro semanas, 33% disseram que tiveram ao menos um sonho sobre fumar. Na maioria dos sonhos as pessoas se flagravam fumando e sentiam fortes emoções negativas como pânico e culpa. Sonhos sobre fumar foram o resultado do fato da desistência ao cigarro, pois 97% dos voluntários não os tinham enquanto fumavam e sua ocorrência foi relacionada significativamente ao período de abstinência. Eles foram relatados como mais vívidos do que os sonhos normais e são tão comuns como os grandes sintomas de abstinência ao tabaco”.

2. Estímulos externos invadem nossos sonhos

Isso é chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência em que a maioria de nós tem um som do mundo real ouvido em nosso sonho e incorporada de alguma maneira. Um exemplo similar ocorre quando você sente sede ou vontade de urinar no mundo real enquanto dorme e isto é transportado para o sonho. A maioria das crianças, já grandes, urinam na cama por causa de incorporação: estão com a bexiga cheia, sonham que estão apertados e urinam no sonho ao mesmo tempo em que molham a cama. Pessoas com sede durante o sono relataram tomar copos de água dentro do sonho para, minutos depois, ficar com sede e tomar outro copo. O ciclo se repete até o momento que este que a pessoa acorda.
A famosa pintura acima de Salvador Dali explica exatamente este conceito. O seu nome é “Sonho Causado Pelo Vôo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar”.

1. Você está paralisado durante o sonho
 
Acredite ou não o seu corpo está virtualmente paralisado durante o sono. Isso ocorre possivelmente para preveni-lo de atuar aspectos dos seus sonhos. Durante o sono há glândulas que secretam um hormônio que ajuda a induzir o sono e os neurônios enviam sinais à coluna vertebral que causam o relaxamento do corpo e em seguida a pessoa fica essencialmente paralisada.

Bônus: Fatos extras

* Você não sonha enquanto ronca.
* As crianças não sonham sobre si mesmas até aproximadamente os três anos. À partir desta idade as crianças tem muito mais pesadelos do que os adultos até completar 7 ou 8 anos.
* Se você for acordado durante o sono REM você tem mais chances de lembrar seu sonho mais vividamente do que quando você acorda pela manhã.
* Não existe evidência científica que confirme o mito de que acordar um sonâmbulo possa matá-lo.
* Há pessoas que sofrem de sonhos recorrentes. É um sonho que surge repetidamente durante longos períodos de tempo, até anos. Geralmente possui aspectos de pesadelo e pode ser causado por estresse pós-traumático.




Fonte: Site de Curiosidades

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Coluna da Jô

COLUNA DA JÔ

Oi gente! Tudo bem? Como passaram a semana? Querem compartilhar algo conosco? Deixem aqui seus recadinhos, seus comentários.

Hoje eu gostaria de conversar com vocês sobre uma palavrinha muito importante, que faz muita falta em nossa vida. Uma palavra que quando colocada em prática, reduz conflitos, brigas, mágoas e estresse. Sabem qual é a palavrinha? ADAPTAÇÃO!

Para colocar em prática a ação, a atitude, sugerida pela palavra ADAPTAÇÃO, temos que aceitar determinadas situações da vida, como elas são e não como nós gostaríamos que elas fossem... É aceitar uma determinada realidade sem julgamentos, críticas ou acusações. Às vezes essa realidade é dolorida, espinhosa, mas nesse momento, a única coisa que podemos fazer é aceitar.

Muitas vezes somos obrigados a aceitar as coisas, pessoas, situações inimagináveis...Podemos ficar nos lamuriando ou nos adaptarmos à situação. A escolha sempre é nossa. Única e exclusivamente nossa.

Para ilustrar esse sentimento apresento à vocês uma história sobre a importância da adaptação.

“Em uma floresta viviam muitos porcos-espinhos, que se mantinham afastados por causa de seus espinhos. Certa vez, durante um inverno muito rigoroso, os porquinhos começaram a adoecer de tanto frio. Aos poucos foram percebendo que ao se aproximarem uns dos outros podiam manter-se aquecidos, porém, quanto mais se aproximavam, mais os espinhos os incomodavam. Viram-se então, diante de um dilema: ou se mantinham afastados por causa dos espinhos e passariam frio, ou se mantinham próximos e, nesse caso, teriam que se adaptar aos espinhos o outro para serem aquecidos.

Depois de analisarem a situação, escolheram a segunda opção e logo perceberam que o calor transmitido pelo outro superava em muito o incômodo dos espinhos. E assim, aqueles porquinhos descobriram as vantagens da boa convivência e aprenderam a se adaptar aos espinhos dos outros.”[1]

E você? O que você faz na sua vida, no seu dia-a-dia? Mantém-se afastado dos espinhos ou se aproxima, adaptando-se ao novo?

Pense nisso!

Antes de ir, quero deixar um provérbio budista muito importante para a nossa vida:

O problema tem solução?

Não?

Então não há o que fazer.

O problema tem solução?

Sim?

Então não é problema.

Que em sua vida você consiga ser flexível e que possa se adaptar àquilo que não pode ser mudado. Lembre-se sempre da Oração da Serenidade, dos Neuróticos Anônimos:

“Concedei-me Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; coragem para modificar aquelas que posso, e sabedoria para distinguir umas das outras.”

Inté!



[1] Esta e outras história você encontra no livro Para que minha família se transforme da Editora Verus.

sábado, 27 de agosto de 2011

Você sabia...

...que o Walkman foi inventado por um brasileiro???
Não??? Nem eu!!rsrs Descobri essa informação hoje e achei interessante compartilhar com vocês.
O nome do nosso inventor é Andreas Pavel, e aí vai algumas notas sobre ele e seu invento:

Andreas Pavel (nascido em 1945) é um inventor teuto-brasileiro que é o "pai" do reprodutor de áudio portátil e estéreo de fita cassete, mais conhecido como o Walkman.
Nascido em Aachen, Alemanha, Pavel mudou-se para São Paulo quando tinha 6 anos de idade, levado por seu pai que foi trabalhar para as indústrias Matarazzo. Foi no Brasil, em 1972 que ele inventou o seu dispositivo, o stereobelt. Ele morava em uma casa moderna no Morumbi e estava familiarizado com algumas personalidades importantes da época, como o jornalista Vladimir Herzog e o poeta Augusto de Campos.
Nos anos seguintes ele procurou empresas que poderiam se interessar em fabricar seu invento, como Grundig, Philips e Yamaha. Em 1977, Pavel criou uma patente para o seu dispositivo na Itália, seguido por patentes nos Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Japão. Ele se mudou para Milão, na Itália, com 30 anos de idade.
Em 1979, a Sony começou a vender o popular Walkman e em 1980 iniciou conversações jurídicas com Pavel para lhe pagar uma taxa de royalty. Em 1986, a Sony finalmente concordou em pagar royalties para Pavel, mas apenas para as vendas na Alemanha e apenas para alguns modelos, e se recusou a reconhecê-lo como o inventor do aparelho.

Em 1989, Andreas Pavel começou um novo processo, desta vez passando os tribunais do Reino Unido. Sete anos depois, o caso foi arquivado e Pavel ficou com US$ 3,6 milhões de dólares da dívida para os custos de sua corte. Então, em 2001, Pavel ameaçou a Sony com processos judiciais em cada país em que ele patenteou sua invenção. A empresa concordou em retomar as conversações com Pavel e um acordo foi finalmente atingido em 2003.
O valor exato do acordo é um segredo bem guardado, mas relatos da imprensa europeia disseram que Pavel recebeu um pagamento em dinheiro pelos danos superior a US$ 10.000.000 e agora está recebendo royalties sobre algumas vendas do Walkman. O acordo também incluiu uma cláusula que impede Pavel de fazer novas ações judiciais. O acordo concede a Pavel o reconhecimento da Sony de que ele é o inventor original do Walkman, o que, aparentemente, só foi alcançado depois da morte de Akio Morita, fundador da Sony e criador anteriormente reconhecido do aparelho de som portátil.
Pavel supostamente tinha considerado pedir royalties aos fabricantes de tocadores de música MP3, incluindo a Apple (para o iPod). No entanto, em dezembro de 2005 ele disse que não tinha a intenção de fazê-lo, não querendo passar mais tempo em ações judiciais.
Ele está agora a desenvolver o que ele chama de "dreamkit", um "dispositivo multimídia portátil de extensão dos sentidos".



Fonte: Wkipedia

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Papo & Prosa


Olá para todos seguidores deste blog.
Quero repartir este email que recebi de uma amiga com vocês.
Por um instante vamos alimentar nosso espírito com estas palavras.

                  COISAS QUE A VIDA ENSINA DEPOIS DOS 40...

Amor não se implora, não se pede, não se espera...
Amor se vive ou não.

Ciúme é um sentimento inútil
Não torna ninguém fiel a você.

Animais são anjos disfarçados, mandados à terra por Deus para mostrar aos homens o que é fidelidade.

Crianças aprendem com o que você faz, não com o que você diz.

As pessoas que falam dos outros pra você, vão falar de você para os outros.

Perdoar e esquecer nos torna mais jovens.

Á é um santo remédio.

Deus inventou o choro para o homem não explodir.

Não existe comida ruim, existe comida mal temperada.

A criatividade caminha junto com a falta de gana.

Ser autêntico é a melhor e única forma de agradar.

Amigos de verdade nunca te abandonam.

O carinho é a melhor arma contra o ódio.

As diferenças tornam a vida mais bonita e colorida.

Deus é o maior poeta de todos os tempos.

A musica é a sobremesa da vida.

Acreditar, não faz de ninguém um tolo.
Tolo é quem mente.

Filhos são presentes raros.

De tudo, o que fica é o  seu nome e as lembranças a cerca de suas ações.

Obrigada, desculpa, por favor, são palavras mágicas,
chaves que abrem portas para uma vida melhor.

O amor... Ah o amor...
O amor quebra barreiras, une facções, destrói preconceitos, cura doenças
Não há vida decente sem amor.
E é certo, quem ama, é muito amado.
E vive a vida mais alegremente...

                                                                                    Artur da Távola
(pseudônimo este de Paulo Alberto Moretzsonh Monteiro de Barros, (Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 1936 — Rio de Janeiro, 9 de maio de 2008) - Advogado, jornalista, radialista, escritor, professor e político carioca cassado pela ditadura, exilado no Chile e na Bolívia. Foi deputado federal,  senador, redator de várias revistas na Bloch Editores, colunista de jornais como O Globo, Última Hora e O Dia.
Publicou ao todo 23 livros de contos e crônicas).

É uma pena ele já ter partido para o andar de cima.

Postagem enviada por:  Anadeli Faneco Tolari

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Dia do Miojo

Você sabia que dia 25 de agosto é o Dia do Miojo?

No dia 25 de agosto de 1958 o taiwanês, naturalizado japonês, Momofuko Ando descobriu como fazer um macarrãozinho esperto em apenas três minutos depois de colocado em água fervente. Surgia assim o famoso miojo. Você sabia?!

Momofuko, que nasceu em Taiwan no dia 5 de março de 1910 e faleceu em Osaka, no Japão, em 5 de janeiro de 2007, fundou a Nissin Food Products no ano de 1948. Ele foi apelidado de o “Rei dos Macarrões” por causa do seu feito inacreditável.

Depois de 53 anos, o miojo continua fazendo muito sucesso, as pessoas que moram sozinhas e não sabem cozinhar que o digam. E os universitários, então?! O miojo ajuda a “salvar” a vida de muitos em apenas alguns minutos.

Porém, às vezes o miojo não é suficiente e as pessoas acabam inventando algumas “misturebas”, transformando o macarrão instantâneo em uma “gororoba com muita sustância”. Ah, tem quem curte comer miojo cru, fica a dica, também é muito bom.

Aí vão algumas dicas para preparar uma “gororoba” com miojo:

Ovo - Quando o miojo já estiver quase pronto, quebre um ovo e misture com o macarrão, deixando o ovo cozinhar lá dentro. Depois de um minuto, acrescente o tempero e desligue o fogo. Aí é só mandar pra dentro...

Requeijão – Siga o mesmo procedimento acima, mas em vez do ovo, acrescente uma colher de sopa de requeijão. Hmmm, miojo cremoso!

Atum – Essa “receita” não tem segredo. Depois de pronto o miojo, abra uma lata de atum e acrescente na panela, misturando bem.

Legumes – Se você segue uma linha mais tradicional (e também se for vegetariano), acrescente milho, ervilha, cenoura, batata, etc etc etc...

Salsicha – Quando estiver esquentando a água do miojo, cozinhe a salsicha e prepare um molho de tomate (ou abra a caixinha com o molho pronto) na panela do lado. Depois é só juntar tudo e sair para o abraço com sua “macarronada express”.

E, para finalizar, o “Miojo Inacreditável”: prepare todos os acompanhamentos acima, acrescente no miojo e, a parte mais importante, coloque tudo dentro do pão! Vai ficar melhor ainda se for na baguete...  Aí sim!

E você, já inventou quais receitas com o prático miojo? Deixe um comentário!


Fonte: Vírgula Uol

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Made In Heaven

Hoje quero indicar um álbum aqui no blog, um álbum que acho simplesmente MAGNÍFICO, e o curioso é que é um álbum póstumo.
Aí vão algumas informações sobre ele:


Made in Heaven é o décimo quinto álbum de estúdio lançado pela banda britânica Queen, em Novembro de 1995. Este é o último álbum de estúdio da banda a contar com os vocais de Freddie Mercury.

Após a morte de Freddie, em 1991, os integrantes remanescentes do Queen, Brian May, John Deacon, e Roger Taylor, trabalharam com vocais previamente gravados de Freddie para criarem o álbum. Foram incluídas duas músicas, com um novo arranjo, do álbum solo de Mercury Mr. Bad Guy, "I Was Born To Love You" e "Made in Heaven". A canção "My Life Has Been Saved" possui uma versão lançada em 1989, no compacto junto à canção "Scandal" lançada no álbum The Miracle.

O CD, ainda, possui duas faixas não-apresentadas na capa. São elas "Yeah" (um trecho de "It's a Beautiful Day (reprise)"), onde se escuta Freddie Mercury gritando "Yeah". A gravação dura 4 segundos. A outra é uma faixa leve, onde praticamente não se escuta coisa alguma, de tão baixa. Seu nome nunca foi dito, mas alguns creêm que se chame "Mystique", e que simbolize a passagem de Freddie Mercury para o Paraíso.

Versão Original de 1985 da música Made in Heaven, a qual dá nome ao álbum:


Versão da Made in Heaven no seu relançamento em 1995:


Estas são duas das minhas músicas favoritas deste álbum: This Could Be Heaven e I Was Bourne to Love You





Fonte: Wikipédia

Poderá Também Gostar de

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...